Apanhadão da semana: livro 'O avesso da pele' volta a circular nas escola do Paraná e de Goiás
PublishNews, Redação, 12/04/2024
A obra foi retirada das escolas sob a alegação de ter conteúdo inapropriado para estudantes do ensino médio

Jeferson Tenório © Divulgação Companhia das Letras
Jeferson Tenório © Divulgação Companhia das Letras
Após sucessivos ataques de censura, o livro O avesso da pele (Companhia das Letras) voltou a circular nas escola do Paraná e de Goiás, um mês após ser recolhido. A obra foi retirada das escolas sob a alegação de ter conteúdo inapropriado para estudantes do ensino médio. A Secretaria de Educação do Paraná esclareceu que, junto à reintegração do livro, haverá orientações de como tratar de seus temas.

O Estado de S. Paulo falou também sobre como a inteligência artificial está mudando o mercado de livros. O debate na Feira de Bolonha foi marcado pela defesa da regulamentação, de um lado, e a defesa do uso da tecnologia para facilitar a difusão de conteúdo.

A Feira de Bolonha também foi tema da Folhinha, que falou mais sobre como a é a feira de livros infantis mas que crianças não podem entrar. O caderno Ilustrada fez uma crítica do documentário Veríssimo, que fala da vida privada do autor Érico Veríssimo, dirigido por Angelo Defanti e presente no festival É Tudo Verdade de 2024. A Folha também falou sobre o painel de Ziraldo feito em 1967 no Rio e que está fechado desde 2010 por conta de abandono. Walter Porto falou sobre a reformulação da editora Âyiné no Painel das Letras.

A CNN Brasil conta o curioso caso do exemplar de Ivanhoe, escrito por Sir Walter Scott, que foi devolvido à biblioteca com 105 anos de atraso, nos Estados Unidos.

O portal Terra fala porque o livro de receitas de Gisele Bündchen é mais vendido nos EUA do que no Brasil. No livro Nutrir (BestSeller), a modelo ensina receitas simples e saudáveis para o dia a dia.

Guilherme Amado usou sua coluna no Metrópoles para falar sobre o lançamento no Brasil do linho Uma mulher (Fósforo), da vencedora do Nobel de Literatura, Annie Ernaux. Ele explica mais sobre o gênero literário criado pela autora, o das "autossociobiografias".

[12/04/2024 10:00:00]