Feira de Bolonha divulga os vencedores dos Prêmios de Licenciamento e Melhores Editoras Infantis do Ano
PublishNews, Redação, 09/04/2024
Cerimônias foram realizadas na segunda (8), primeiro dia da Feira italiana; no Prêmio Melhores Editoras Infantis, na categoria Caribe, América Central e do Sul, a vencedora foi a colombiana Cataplum Libros

A 61ª Feira do Livro Infantil de Bolonha anunciou nesta segunda-feira (8) os vencedores do Prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano (BOP), que tinha a brasileira Solisluna Editora entre as finalistas; e do Bologna Licencing Awards 2024. Na categoria Caribe, América Central e do Sul, quem levou foi a Cataplum Libros (Colômbia).

Criado pela Feira de Bolonha em colaboração com a Associação Italiana de Editores (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA), o BOP – Prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano reconheceu seis editoras de diferentes regiões do mundo:

  • África: Yanbow Al Kitab (Marrocos)
  • Ásia: Poplar Publishing Co. (Japão)
  • Europa: Mosquito Books Barcelona (Espanha)
  • Caribe, América Central e do Sul: Cataplum Libros (Colômbia)
  • América do Norte: Greystone Kids (Canadá)
  • Oceania: Huia Publishers (Nova Zelândia)

As vencedoras são escolhidas pelas próprias editoras, que votam nas casas que se destacaram no último ano pela inovação, criatividade e qualidade das suas escolhas editoriais.

Já a cerimônia da 7ª edição do Bologna Licencing Awards 2024, que reconhece iniciativas relacionadas ao licenciamento de propriedades de livros e editoras voltadas ao público infantojuvenil, contou com 13 categorias, incluindo as novas Melhor Projeto Licenciado Sustentável e Melhores Novas Estrelas de Licenciamento 2023.

O prêmio recebeu quase 190 inscrições de todo o mundo e os vencedores são:

  • Melhor projeto de licenciamento pré-escola
    Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o projeto Gabby's Dollshouse
    “O produto é tão brilhante, colorido e divertido quanto a série em que se baseia e permite uma ótima narrativa em casa”, justificou o júri.
  • Melhor projeto de licenciamento infantil
    The Pokémon Company International para o projeto Pokémon x Van Gogh Museum, com o Museu Van Gogh
    “Manter-se relevante e continuar a impulsionar uma conversa cultural é fundamental para a relevância de uma marca no mercado. Esta é uma maneira genial de inspirar as crianças à arte, aproximando-as de um dos maiores artistas já conhecidos”.
  • Melhor projeto de licenciamento para adolescentes
    Rai Com para o programa de licenciamento Mare Fuori (O Mar Além), em parceria com vários parceiros
    “A conquista vai para o que o conteúdo local pode fazer para se tornar relevante em sua região e internacionalmente, juntamente com uma impressionante variedade de produtos inspirados em uma série de TV de grande sucesso com um público-alvo bem focado em produtos de consumo”.
  • Melhor projeto de varejo
    Mattel Europe com o projeto Barbie x Zara, em colaboração com a Zara
    “Uma verdadeira ativação de marca, com a Zara que criou o mundo da Barbie na vida real. Uma grande extensão do filme da Barbie que inspira os clientes a se vestirem como seus ídolos”.
  • Melhor projeto de moda
    The Pokémon Company International e Dolly Noire para o projeto Dolly Noire x Pokémon
    “Pokémon pode ser relevante para seu público com ativações criativas, produzindo uma coleção original com uso sofisticado de personagens e sua aplicação nos produtos”.
  • Melhor projeto de publicação licenciada
    Andersen Press com os livros ilustrados Goodnight Elmer e Elmer, search and find numbers
    “Um trabalho contínuo para inovar através do jogo e da publicação. Um livro de brincadeiras/brinquedos de alta qualidade com o fantoche Elmer ajudando as crianças a dormir mais facilmente”.
  • Melhor projeto de brinquedo licenciado
    Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o playset Gabby's Dollshouse
    “Spin Master capturou a essência desta marca envolvente e deu-lhe vida através do jogo”.
  • Melhor campanha de promoção/fidelidade
    Studio 100 Media com a campanha Vegesaurs x Lidl, em colaboração com o Lidl
  • Promoção: melhor produto de quiosque licenciado
    Mondadori Media com a coleção Peanuts 3D, junto com a CPLG WildBrain e Peanuts Worldwide
  • Melhor projeto sustentável licenciado
    Studio 100 Media para o projeto Maya – License Factory em Tingimento Natural, em parceria com a License Factory
  • Novas estrelas de licenciamento de 2023
    Nerd Agency (FILM.UA Group) para Mavka. The Forest Song
  • Melhor propriedade do ano
    Mattel com Barbie

Os produtos de todos os projetos vencedores estarão expostos durante toda a feira nas vitrines do BLTF/K Awards.

[09/04/2024 10:00:00]