
Criado pela Feira de Bolonha em colaboração com a Associação Italiana de Editores (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA), o BOP – Prêmio Melhores Editoras Infantis do Ano reconheceu seis editoras de diferentes regiões do mundo:
- África: Yanbow Al Kitab (Marrocos)
- Ásia: Poplar Publishing Co. (Japão)
- Europa: Mosquito Books Barcelona (Espanha)
- Caribe, América Central e do Sul: Cataplum Libros (Colômbia)
- América do Norte: Greystone Kids (Canadá)
- Oceania: Huia Publishers (Nova Zelândia)
As vencedoras são escolhidas pelas próprias editoras, que votam nas casas que se destacaram no último ano pela inovação, criatividade e qualidade das suas escolhas editoriais.
Já a cerimônia da 7ª edição do Bologna Licencing Awards 2024, que reconhece iniciativas relacionadas ao licenciamento de propriedades de livros e editoras voltadas ao público infantojuvenil, contou com 13 categorias, incluindo as novas Melhor Projeto Licenciado Sustentável e Melhores Novas Estrelas de Licenciamento 2023.

- Melhor projeto de licenciamento pré-escola
Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o projeto Gabby's Dollshouse
“O produto é tão brilhante, colorido e divertido quanto a série em que se baseia e permite uma ótima narrativa em casa”, justificou o júri.
- Melhor projeto de licenciamento infantil
The Pokémon Company International para o projeto Pokémon x Van Gogh Museum, com o Museu Van Gogh
“Manter-se relevante e continuar a impulsionar uma conversa cultural é fundamental para a relevância de uma marca no mercado. Esta é uma maneira genial de inspirar as crianças à arte, aproximando-as de um dos maiores artistas já conhecidos”.
- Melhor projeto de licenciamento para adolescentes
Rai Com para o programa de licenciamento Mare Fuori (O Mar Além), em parceria com vários parceiros
“A conquista vai para o que o conteúdo local pode fazer para se tornar relevante em sua região e internacionalmente, juntamente com uma impressionante variedade de produtos inspirados em uma série de TV de grande sucesso com um público-alvo bem focado em produtos de consumo”.
- Melhor projeto de varejo
Mattel Europe com o projeto Barbie x Zara, em colaboração com a Zara
“Uma verdadeira ativação de marca, com a Zara que criou o mundo da Barbie na vida real. Uma grande extensão do filme da Barbie que inspira os clientes a se vestirem como seus ídolos”.
- Melhor projeto de moda
The Pokémon Company International e Dolly Noire para o projeto Dolly Noire x Pokémon
“Pokémon pode ser relevante para seu público com ativações criativas, produzindo uma coleção original com uso sofisticado de personagens e sua aplicação nos produtos”.
- Melhor projeto de publicação licenciada
Andersen Press com os livros ilustrados Goodnight Elmer e Elmer, search and find numbers
“Um trabalho contínuo para inovar através do jogo e da publicação. Um livro de brincadeiras/brinquedos de alta qualidade com o fantoche Elmer ajudando as crianças a dormir mais facilmente”.
- Melhor projeto de brinquedo licenciado
Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o playset Gabby's Dollshouse
“Spin Master capturou a essência desta marca envolvente e deu-lhe vida através do jogo”.
- Melhor campanha de promoção/fidelidade
Studio 100 Media com a campanha Vegesaurs x Lidl, em colaboração com o Lidl
- Promoção: melhor produto de quiosque licenciado
Mondadori Media com a coleção Peanuts 3D, junto com a CPLG WildBrain e Peanuts Worldwide
- Melhor projeto sustentável licenciado
Studio 100 Media para o projeto Maya – License Factory em Tingimento Natural, em parceria com a License Factory
- Novas estrelas de licenciamento de 2023
Nerd Agency (FILM.UA Group) para Mavka. The Forest Song
- Melhor propriedade do ano
Mattel com Barbie
Os produtos de todos os projetos vencedores estarão expostos durante toda a feira nas vitrines do BLTF/K Awards.