Apanhadão da semana: Governo do Paraná agora quer enviar 'O avesso da pele' para escolas de EJA
PublishNews, Redação, 22/03/2024
Secretário de Educação do Paraná afirmou que atualmente discute-se que a obra de Jeferson Tenório seja redistribuída para alunos do EJA

'O avesso da pele' sofreu censura em três estados | © Carlos Macedo / Divulgação
'O avesso da pele' sofreu censura em três estados | © Carlos Macedo / Divulgação
O caso de censura envolvendo o livro O avesso da pele (Companhia das Letras) continua ganhando novos capítulos. Na quinta-feira (21), o Poder 360 noticiou que o secretário de Educação do Paraná Roni Miranda afirmou que atualmente discute-se que a obra de Jeferson Tenório seja redistribuída para alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) do Estado, que tem mais de 18 anos. No início do mês, o livro foi recolhido das escolas de Curitiba.

Na Folha, a cobertura sobre o apagão no centro de São Paulo informou que houve espaços culturais fechados e cancelamento de lançamentos de livros. A coluna Painel das Letras, assinada por Walter Porto, falou sobre as consequências da retirada de livros da Bookwire da plataforma Amazon. O impasse entre as duas empresas derrubou o acesso a títulos e deixou editoras "no escuro".

A Folha e o Estadão repercutiram a nova autobiografia do Papa Francisco. Os textos falam, principalmente, pela postura do Pontífice de se posicionar sobre grandes acontecimentos. A matéria do Estado destacou fatores considerados "inusitados", como sua namorada do passado, comunismo e bastidores.

N'O Globo, o escritor César Aira diz que literatura "está muito preguiçosa". Autor terá nova leva de livros editados no Brasil pela editora Fósforo.

No g1, a notícia sobre livro holandês de mais de 300 anos furtado de museu no Brasil e recuperado em Londres pela Polícia Federal.

O Nexo convidou a escritora Jana Bianchi para falar sobre cinco livros de fantasia nacional com tramas que fogem dos padrões.

No SBT News, a notícia de que Valdeci Boareto, gari há 27 anos no Rio de Janeiro publica livro que começou a escrever durante o período da pandemia e vai palestrar em Harvard, nos Estados Unidos.

E no Valor Econômico, uma resenha sobre Passeio com o gigante (Companhia das Letras), de Michel Laub, que fala sobre um aluno de classe média e sua relação com a posição social de sua família.

[22/03/2024 10:00:00]