Apanhadão: reportagem apresenta bares e restaurantes para amantes de livros em São Paulo
PublishNews, Redação, 18/03/2024
Em matéria no fim de semana, o Estadão lista lugares na capital paulista que unem gastronomia e livros

Reportagem reúne locais que conjugam gastronomia e livros em São Paulo | © Freepik
Reportagem reúne locais que conjugam gastronomia e livros em São Paulo | © Freepik
O Estado de S. Paulo fez uma reportagem com uma lista de locaisi que unem bares e cafés e livros. Na matéria, a repórter Julia Queiroz apresenta estabelecimentos na cidade de São Paulo que combinam gastronomia com a venda ou a circulação de livros e são uma boa opção para aqueles que gostam de estar cercados de obras literárias. BETC Havas Café, Lardo – Bar e Sebo, Ria Livraria e o Café com Quintal são os personagens da reportagem.

Na coluna Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, a abertura da segunda livraria da Magafauna, também no centro de São Paulo. A nova unidade ficará dentro do teatro Cultura Artística, que retorna a funcionar no mês de agosto. No caderno Ilustríssima, Santiago Nazarian fala sobre a censura do mercado: "Subjetividade da literatura vem sendo ameaçada por tentativa de atingir todos os públicos sem ofender ninguém". O tema de censura também está no texto reproduzido do New York Times na Folha de São Paulo e trata da aceleração das tentativas de censura de livros nos Estados Unidos nos últimos anos. De acordo com a reportagem, de um ano para cá, 4.240 títulos individuais foram alvo de remoção de bibliotecas.

O autor e Ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, falou sobre a deturpação que seu conceito "racismo estrutural" sofre atualmente. Em seu perfil no X, antigo Twitter, o Ministro falou sobre o atual momento da discussão e disse que passa a se questionar se realmente escreveu sobre tais assuntos.

A apresentadora do Fantástico, Maju Coutinho, também falou sobre o mal uso do conceito Racismo estrutural, tratado no livro homônimo de Silvio de Almeida, Racismo estrutural (Jandaíra). As falas da jornalista ocorreram após o programa entrevistar a ex-participante do Big Brother Brasil, Wanessa Camargo, que foi perguntada na entrevista sobre seus conflitos com o participante Davi.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, repercutiu o discurso de Conceição Evaristo na Academia Mineira de Letras. Na reportagem, é possível ver o texto na íntegra.

Um dos principais temas tratados na Revista Gama na última semana é o livro. A revista publicou uma entrevista com Djaimilia Pereira de Almeida, reportagens para falar sobre o panorama da onda de censura presente no debate literário nacional e sobre o booktok, um podcast sobre tradução com Bruna Dantas Lobato e uma lista de filmes para amantes da literatura.

Em sua coluna no Splash Uol, Rodrigo Casarin fala sobre livros que 'escancaram sordidez' de vergonhas históricas.

No Nexo, a escritora Jana Bianchi indica cinco livros de fantasia nacional com tramas que 'fogem dos padrões'.

Em meio às tentativas de censura, escolas do Distrito Federal receberam 1,9 mil unidades de O avesso da pele (Companhia das Letras).

[18/03/2024 09:07:50]