Programação completa do 19º Flipoços tem Ruy Castro, mesas sobre crônicas, revistas literárias e Vila Literária
PublishNews, Redação, 14/03/2024
Festival ocorre em Poços de Caldas (MG) de 27 de abril a 5 maio, com programação cultural e literária de nove dias

A programação oficial do 19º Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas foi divulgada nesta quinta (14) e já está disponível no site www.flipocos.com. O festival ocorre em Poços de Caldas (MG) de 27 de abril a 5 maio, com programação cultural e literária de nove dias, em que o centro histórico da cidade vai se transformar na 1ª Vila Literária de Minas Gerais. Grandes nomes da literatura brasileira, dos vários gêneros literários, em especial crônicas – tema desta edição – estarão na cidade para compartilhar suas obras com o público.

O escritor, biógrafo e jornalista Ruy Castro, imortal da Academia Brasileira de Letras, estará no Flipoços dia 4 de maio, às 19h, no Palco Coreto Cultural, com a conferência tema do festival “A crônica nossa de cada dia”. Quem apresenta o imortal Ruy é Rodrigo Falconi, cocurador do Festival.

Além do encontro com Ruy Castro, a curadoria anuncia ainda como parte do tema central do Festival a mesa "Crônica: um gênero caleidoscópico?" que contará com a presença dos cronistas finalistas do Prêmio Jabuti 2023 Julián Fuks (Lembremos do Futuro, crônicas do tempo da morte do tempo), Sophie Ganeff (As vozes da minha cabeça) e Cristiana Rodrigues (Vastidão). Participação também do cronista Luiz Eduardo de Carvalho, que lança de forma inédita no Festival, Mãos de Deus - biografia autorizada do padre Júlio Lancellotti. Quem estará na coordenação desta mesa será o cocurador Sérgio Montero.

Na sexta-feira, dia 3 de maio, às 16h30, uma mesa no Coreto Cultural vai discutir novas revistas literárias, com Alex Brito e Tau Paixão (Revista Aorta), Igor de Albulquerque (Revista Canarana), Jorge Pereira (Revista Philos), Leopoldo Cavalcante (Revista Aboio). A mediação é de Guilherme Sobota, editor-chefe do PublishNews.

Todas as atividades são gratuitas e a organização pede que seja comprado um livro novo na Feira do Livro e doado para a campanha Doe um Livro do Flipoços 2024. O 19º Flipoços vai montar a Vila Literária de Minas Gerais no Parque José Affonso Junqueira, centro histórico da cidade. O evento contará com mais de 60 tendas de editoras, livrarias e parceiros com decoração e iluminação cênica, dois palcos e outros espaços alternativos que irão oferecer atividades para todas as idades. Clique aqui para acessar a programação completa.

[14/03/2024 10:37:19]