Apanhadão da semana: livro 'O avesso da pele' é censurado em mais três estados
PublishNews, Redação, 08/03/2024
Governos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná ordenam retirada da obra das escolas públicas; vendas do livro crescem 400% na Amazon

Jeferson Tenório é o autor de 'O avesso da pele' © Divulgação Companhia das Letras
Jeferson Tenório é o autor de 'O avesso da pele' © Divulgação Companhia das Letras
O grande assunto da semana segue sendo o caso de censura em torno da obra O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório. Após sofrer uma tentativa de censura no município de Santa Cruz do Sul (RS), o romance teve pedidos para ser retirado de escolas em mais três estados: Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Especialistas disseram ao g1 que a justificativa apresentada pelos governos "é falha, fraca e escorada no racismo, repetindo procedimento de censura típico dos anos da Ditadura Militar". Uma reportagem da Folha aponta que a obra teve, desde a última sexta-feira, um aumento de 400% nas vendas na Amazon após polêmica.

Um evento curioso envolvendo a figura do autor Machado de Assis e a inteligência artificial também marcou a semana. No Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) utilizou tecnologia de IA para instalar um avatar do autor, capaz de interagir com o público. O totem foi elaborado pela empresa Euvatar. O personagem foi apresentado ao convidados e imortais em evento realizado na sede da ABL, na terça (05). O Globo cobriu o episódio.

A morte de Gabriel García Márquez completa 10 anos no próximo mês. Veículos de comunicação estão repercutindo o lançamento do novo livro póstumo do autor colombiano. A obra Em agosto nos vemos (Record) chegou às livrarias brasileiras e semana (06).

O Estado de S. Paulo fez um webstories sobre o novo livro de Gabo e lista também obras essenciais do autor. O jornal também fez um texto em que convidou autores para falarem o que eles gostariam que fizessem com seus inéditos e livros renegados. E no Estadão Recomenda, uma matéria sobre qual a ordem certa para ler os livros de Duna (Aleph). O segundo longa do diretor Denis Villeneuve que adapta a obra estreou nos cinemas brasileiros no dia 29 de fevereiro e é a maior estreia global de bilheteria em 2024.

O Nexo publicou na seção Trechos um pedaço de Manuel, Rita, Flor, de Renata Bueno. Em seu livro, a autora apresenta a história de personagens na terceira idade.

No caderno de esporte, o Uol falou sobre livro que conta vitórias do Vasco da Gama, de 1˚ de janeiro à 31 de dezembro, em anos diferentes.

Tags: Apanhadão
[08/03/2024 09:00:00]