
Um evento curioso envolvendo a figura do autor Machado de Assis e a inteligência artificial também marcou a semana. No Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) utilizou tecnologia de IA para instalar um avatar do autor, capaz de interagir com o público. O totem foi elaborado pela empresa Euvatar. O personagem foi apresentado ao convidados e imortais em evento realizado na sede da ABL, na terça (05). O Globo cobriu o episódio.
A morte de Gabriel García Márquez completa 10 anos no próximo mês. Veículos de comunicação estão repercutindo o lançamento do novo livro póstumo do autor colombiano. A obra Em agosto nos vemos (Record) chegou às livrarias brasileiras e semana (06).
O Estado de S. Paulo fez um webstories sobre o novo livro de Gabo e lista também obras essenciais do autor. O jornal também fez um texto em que convidou autores para falarem o que eles gostariam que fizessem com seus inéditos e livros renegados. E no Estadão Recomenda, uma matéria sobre qual a ordem certa para ler os livros de Duna (Aleph). O segundo longa do diretor Denis Villeneuve que adapta a obra estreou nos cinemas brasileiros no dia 29 de fevereiro e é a maior estreia global de bilheteria em 2024.
O Nexo publicou na seção Trechos um pedaço de Manuel, Rita, Flor, de Renata Bueno. Em seu livro, a autora apresenta a história de personagens na terceira idade.
No caderno de esporte, o Uol falou sobre livro que conta vitórias do Vasco da Gama, de 1˚ de janeiro à 31 de dezembro, em anos diferentes.