Nesta edição, o júri da feira analisou 3.355 livros infantis inscritos por editoras de 65 países – o maior número da história do prêmio, ano passado foram 2.349 títulos inscritos – bem como 100 conteúdos cross-media e 187 projetos de licenciamento.
Este é o único livro brasileiro entre os vencedores. A obra conta a história da Lua, que aparece no céu antes da hora, quando o Sol ainda estava por lá. E então, vai se divertir com elementos do céu e da terra, como a zebra, um pescador, um arco-íris. Mas ninguém olha muito para ela durante o dia, até que a Lua finalmente consegue chamar a atenção de todos, num final surpreendente.O autor e ilustrador também acaba de lançar Estátua! (Companhia das Letrinhas), obra que mostra como fantasia e infância convivem em harmonia. "Esse é para ganhar todos os prêmios do mundo", disse em sua rede social.
A Menção Honrosa da categoria foi para o livro Desenha tudo o que quiseres (Portugal), de Madalena Matoso; e a Menção Especial foi dada aos livros Joséphine (França), de Chloé Alméras e Can you catch me? Tutu and Vehicles (Polônia), de Piotr Karski.
Em Ficção, o vencedor foi o livro espanhol Kintsugi, de Issa Watanabe. E Não Ficção premiou Myko (República Checa), com texto de Jiří Dvořák e ilustrações de Daniela Olejníková
O Prêmio Extraordinário ficou com Bambini Nascoti, livro italiano de Franco Matticchio; e a Opera Prima (categoria reservada para autores estreantes) destacou o livro What to do if you are naked in a city? (Letônia), de Aleksandra Runde.
Os livros vencedores ficarão expostos na feira.
Confira os vencedores de cada categoria do 57º BolognaRagazzi Awards:
- Ficção: Kintsugi (Espanha), de Issa Watanabe
- Não Ficção: Myko (República Tcheca), texto de Jiří Dvořák | Ilustrações de Daniela Olejníková
- Prêmio Extraordinário: Bambini Nascoti (Itália), de Franco Matticchio
- Opera Prima: What to do if you are naked in a city? (Letônia), de Aleksandra Runde
- Toddler (livros para bebês): Dia de Lua (Jujuba), de Renato Moriconi
- Novos Horizontes (categoria especial): See you in memories (Hong Kong - China), de Pen So
- O mar (categoria especial): Giù nel blu - Dalla superficie agli abissi: viaggio sottomarino sfogliabile (Itália), texto de Gianumberto Accinelli | Ilustrações de Giulia Zaffaroni
- Quadrinhos - pequenos leitores: How trees are born (França), de Charles Berbérian
- Quadrinhos - nível médio: Dandelions / Dentes de leão (França), de Nina Six
- Quadrinhos - jovens leitores: The tale of the stone (Itália), de BeneDì (Benedetta D'Incau)
Clique aqui para conferir as obras que receberam menções honrosas.