O Women’s Prize For Fiction, um dos mais importantes prêmios que consagra anualmente a melhor obra de ficção escrita por mulheres, anunciou a lista com as 16 semifinalistas de 2024.
Entre as listadas, cinco são britânicas, três americanas, três irlandesas, uma barbadense, uma sul-coreana, uma australiana, uma ganense e uma francesa/americana.
A lista com os nomes que concorrem ao prêmio de £ 30 mil conta com oito estreantes e uma vencedora anterior: Kate Grenville, que já recebeu o prêmio em 2001 pela obra The idea of perfection. Nesta edição ela concorre com Restless Dolly Maunder, um relato ficcional da vida de sua avó, comemorando uma personagem feminina e forte que tira o melhor proveito da época e da sociedade em que nasceu.
Outro nome que vem ganhando destaque é Anne Enright, na disputa com a obra The Wren, the Wren, que acompanha três gerações de mulheres que devem lidar com heranças – de admiração poética e de abandono por um homem que é elogiado em público e descuidadamente egoísta em casa.
Ela já foi por duas vezes semifinalista e duas vezes finalista do prêmio. Em 2007 venceu o Booker Prize com com O encontro, publicado por aqui no ano seguinte pela Alfaguara, assim como as obras A valsa esquecida (2012) e A estrada verde (2017).
Quem também já esteve entre as finalistas do Women’s Prize é V V Ganeshananthan, que esse ano concorre com Brotherless Night, obra ambientada durante os primeiros anos da guerra civil de três décadas no Sri Lanka.
“Com a força e a vitalidade da ficção feminina contemporânea em evidência, ler as inscrições para o Women’s Prize deste ano foi uma experiência alegre. É claro que isto tornou ainda mais difícil a seleção da longa lista, mas depois de muita discussão animada entre os jurados estamos encantados com os 16 títulos selecionados”, comentou Monica Ali, à frente do júri.
“Cada um desses livros é brilhante, original e totalmente incontestável. Coletivamente, eles oferecem uma ampla gama de narrativas convincentes de todo o mundo, escritas com entusiasmo, inteligência, paixão e compaixão. São livros que vão envolver os corações e as mentes dos leitores, estão repletos de personagens indeléveis e fazem o que as histórias podem fazer de forma tão poderosa: perturbar e perturbar, bem como surpreender e encantar”, completou.
A lista com as seis finalistas sairá no dia 24 de abril e a vencedora será anunciada em 13 de junho, juntamente com a vencedora do Women’s Prize for Non Fiction.
Confira a lista completa com as 16 semifinalistas:
- Hangman, de Maya Binyam
- In defence of the act, de Effie Black
- And then she fell, de Alicia Elliott
- The Wren, The Wren, de Anne Enright
- The Maiden, de Kate Foster
- Brotherless night, de V.V. Ganeshananthan
- Restless Dolly Maunder, de Kate Grenville
- Enter dhost, de Isabella Hammad
- Soldier Sailor, de Claire Kilroy
- 8 Lives of a Century-Old Trickster, de Mirinae Lee
- The Blue, beautiful world, de Karen Lord
- Western Lane, de Chetna Maroo
- Nightbloom, de Peace Adzo Medie
- Ordinary Human Failings, de Megan Nolan
- River East, River West, de Aube Rey Lescure
- A trace of Sun, de Pam Williams