
O CGC é uma das iniciativas de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela OS Poiesis. Em 2024, o Ciclo de Gestão Cultural traz quatro eixos, cada um composto por dois webinários online seguidos de uma oficina presencial que passará por várias cidades.
Os encontros em plataforma virtual contarão com acessibilidade em Libras. Um dos objetivos é fazer com que as turmas dos formatos online e presencial se encontrem em algumas etapas e fortaleça o networking. Para assistir e participar ao vivo dos webinários é necessário se inscrever previamente (prazos e links abaixo e no site – aqui).
Além dos desafios e oportunidades para manter a economia cultural brasileira sustentável, a programação de 2024 se voltará para as tecnologias emergentes que vêm remodelando a criação e o consumo das diferentes vertentes artísticas e culturais.
O Ciclo de Gestão Cultural é realizado desde 2013 e ao longo dos mais de 10 anos colaborou na atualização profissional de cerca de 19,2 mil pessoas, entre elas, gestores, captadores, produtores, artistas e demais empreendedores do ramo.
As Prefeituras Municipais das cidades por onde o CGC 2024 passará são correalizadoras da atual edição: Itu, Itapetininga, Sorocaba, Marília, Assis, Ourinhos, Araraquara, Ribeirão Preto, Limeira, Lins, Bauru e Botucatu.
Já a parceria com o CELACC – ECA/USP se fortalece para continuar criando um ambiente com conexões e aprendizados mútuos entre os profissionais do setor. A seguir, a programação completa.
- Eixo 1 - Economia cultural brasileira: conceitos, valores, setores e atores
Para debater a importância do equilíbrio entre a promoção da criatividade e a sustentabilidade econômica, o Eixo 1 terá a coordenação de Ana Carla Fonseca, economista, doutora em Urbanismo (USP) e fundadora da Garimpo de Soluções.
Webinar - Hubs criativos: espaços que geram valores e dinamizam a produção cultural
Com Helga Tytlik, palestrante sobre cultura e desenvolvimento sustentável, participou da criação do Sistema de Desenvolvimento pela Cultura na Prefeitura Municipal de Joinville; Karina Poli, professora adjunta do Departamento de Geografia do curso de Turismo da UERJ e docente convidada da pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais do CELACC - ECA/USP; e Stéfane Souto, mestre em Cultura e Sociedade (UFBA), especialista em Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural e Instituto Singularidades), idealizadora e diretora criativa da Transatlântica, plataforma de criação cultural em afroperspectiva.
Como hubs criativos, pontos de cultura e tiers-lieux (espaços mistos de empreendedorismo social e focado na produção local) movimentam econômica e culturalmente o seu entorno? Quais as relações de trabalho, estruturas de decisão e impacto desses espaços? Uma reflexão sobre a importância desses motores para a economia cultural de um país.
11/03 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 7/03
Oficina presencial - Como mapear a economia cultural e criativa de sua cidade
Com Ana Carla Fonseca
A questão “Mapear para quê?” conduzirá a oficina sobre objetivos e meios de atingi-los, apontando definições e aplicações de economia da cultura, economia criativa, empreendedorismo criativo, territórios e as vocações. A atividade levará à visualização de percursos possíveis de levantamentos, com casos práticos pelo Brasil e outros países.
ITU
15/03 - sexta-feira - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Auditório da Prefeitura (Av. Itu 400 Anos, 111 - Itu Novo Centro)
ITAPETININGA
16/03 - sábado - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Sala de Multimídia da Secretaria Municipal de Educação (Rodovia Raposo Tavares, KM 162, Vila Nova Itapetininga, dentro da FKB - Faculdades Integradas)
SOROCABA
17/03 - domingo - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Teatro Municipal Teotônio Vilela (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041 - Alto da Boa Vista)
20 vagas por cidade
Inscrições até 12/03
- Eixo 2 - Financiamento da economia cultural brasileira
O desenvolvimento da economia cultural requer uma abordagem holística e colaborativa, envolvendo os setores público e privado. Outro fator indispensável é o engajamento da comunidade e do público consumidor. Aqui o foco será na diversificação de fontes da captação de recursos e o estímulo à inovação para chegar a um ambiente cultural sustentável. A coordenação será de Sonia Kavantan, sócia da Kavantan & Associados, produtora cultural, socióloga e pedagoga com mais de 37 anos de experiência.
Webinar - Financiamento da produção cultural: análise dos mecanismos públicos e a busca pela equidade
Com Alice Coutinho, gestora cultural, pesquisadora, doutoranda em Sociologia da Cultura pela UNIFESP, e coordenadora de projetos da Muda Cultural; e Ivan Gomes Barbosa, diretor de relações institucionais do Instituto DiverCidades, além de especialista em Mídia, Informação e Cultura (ECA/USP).
Como se estruturam os mecanismos municipais, estaduais e federais de investimento na economia cultural? Por meio de exemplos como ProAC, ICMS e Lei Aldir Blanc, este encontro reflete sobre financiamento público e o equilíbrio de investimentos para garantir uma distribuição justa de recursos e promover a diversidade cultural.
18/03 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 14/03
Webinar - Alternativas para o financiamento da produção cultural: as parcerias público-privadas e outros mecanismos
Com Camila Figueiredo, sócia-diretora da Neurônio Ativação de Negócios e Causas, mestre em Gestão para Competitividade - Sustentabilidade (EAESP/FGV) e atuou em instituições como o MAM, MoMA-NY e IDIS; Daniele Torres, há 25 anos atua com leis de incentivo, é museóloga e sócia do Cultura e Mercado, com pós-graduações em áreas como História da Arte e foi gestora de patrocínios da Vale; e João Leiva Filho, doutor pela Goldsmiths University (Londres), pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte desenvolveu diversos estudos e responsável por alguns dos maiores levantamentos de hábitos culturais no Brasil.
As parcerias público-privadas e o mecenato são estratégias que envolvem a colaboração entre o setor público e o setor privado para financiar projetos culturais. Diante dos desafios do mercado para se tirar ideias do papel, quais os mecanismos disponíveis e compatíveis para potenciais proponentes? Quais são as alternativas para viabilizar a produção de bens e serviços culturais?
25/03 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 21/03
Oficina presencial - Tirando do papel: estratégias para produzir e financiar projetos culturais
Com Sonia Kavantan
Gestão, estratégia e comunicação são aspectos fundamentais que definem as trilhas que levam ao financiamento de um projeto cultural. Nesta linha, a oficina aborda questões como planejamento, segmentação, prospecção, orçamento, diversificação de fontes, parcerias, storytelling, relatórios e prestação de contas.
MARÍLIA
22/03 - sexta-feira - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Biblioteca Municipal de Marília "João Mesquita Valença" (Rua São Luiz, 1295, Centro)
ASSIS
23/03 - sábado - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Teatro Municipal de Assis (Rua Floriano Peixoto, 757, Centro)
OURINHOS
24/03 - domingo - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Teatro Municipal Miguel Cury (Rua Nove de Julho, 496, Centro)
20 vagas por cidade
Inscrições até 19/03
Eixo 3 - As novas tecnologias e a transformação da economia cultural
A inteligência digital vem transformando o mercado cultural, impactando na gestão, produção, distribuição, acesso, preservação e interação com bens culturais. Neste cenário aparecem desafios no campo dos direitos autorais, acessibilidade e equidade, que precisam ser abordados ética e sustentavelmente. A mediação será de Beth Ponte, consultora na Ponte Cultura & Desenvolvimento, mestre em Cultura e Sociedade (UFBA), professora convidada por pós-graduação em Gestão Cultural no Brasil e no exterior.
Webinar - Digitalização e novas tecnologias: modelos de negócio na economia cultural e criativa
Com Dora Kaufman, pós-doutora pela COPPE/UFRJ, com período na Université Paris - Sorbonne IV, e autora livros, entre eles, "Desmistificando a Inteligência Artificial" (2022); Tata Ribeiro, artista visual, doutoranda em Educação (UFBA), sócia-fundadora e gerente de projetos na Aimo Tech, game studio que pauta a diversidade; e Vinícius Romanini, doutor em Ciências da Comunicação (USP), professor na Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM - ECA/USP), coordenador do SemioData, grupo que estuda comunicação, semiótica e tecnologias cognitivas, e como jornalista recebeu os prêmios Citi Journalistic Exellence Award, Ethos e Abril.
Novos modelos de negócios digitais alteram a forma como consumidores acessam e pagam por conteúdo cultural. Além da ampliação de oportunidades, a digitalização tem desafiado modelos de negócios tradicionais, obrigando diversos setores a se adaptarem às mudanças tecnológicas.
1º de abril - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 28/03
Webinar - Competitividade e colaboração: trabalho e criação na economia cultural digital
Com Clara Cecchini, sócia na Teya Ecossistema, MBA em Bens Culturais (FGV) com formação complementar na Schumacher College (Inglaterra) e na Kaospilot (Dinamarca/Brasil) e coautora do livro “Aprendiz ágil: Lifelong learning, subversão criativa e outros segredos para se manter relevante na Era das Máquinas Inteligentes” (2020); Dalton Martins, doutor em Ciências da Informação (USP) e professor permanente da Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (UFSCar); e Tarcizio Silva, Tech Policy Senior Fellow na Mozilla, doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), autor do livro "Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais" (Edições Sesc, 2022), além de desenvolver o projeto Desvelar.org, voltado às tecnologias digitais e sociedade.
A Inteligência Artificial (IA), a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) têm contribuído para experiências culturais mais imersivas e interativas. A IA, também utilizada na criação e curadoria de conteúdo cultural, ajuda a analisar padrões de consumo, personalizar recomendações e até mesmo auxiliar na criação de obras de arte. Mas o uso dessas tecnologias levanta questões éticas e a implementação impacta na forma como as pessoas experienciam a cultura.
8/04 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 4/04
Oficina presencial - Inteligência digital na gestão e produção de projetos culturais: como escolher ferramentas e soluções
Com Beth Ponte
Torna-se essencial a adoção de competências que permitam o uso das tecnologias de forma orientada, eficaz e ética. Neste contexto, a oficina aborda desde a maturidade e estratégia digital até o uso de inteligência de dados para engajar públicos, incluindo a criação de um mapa colaborativo de soluções digitais. Combinando teoria e prática, a atividade oferece a gestores e outros agentes culturais os conceitos e ferramentas funcionais para aplicação imediata nas rotinas de trabalho.
RIBEIRÃO PRETO
12/04 - sexta - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro)
ARARAQUARA
13/04 - sábado - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro)
LIMEIRA
14/04 - domingo - 9h às 12h / 13h30 às 18h30
EMCEA
Escola Municipal de Cultura e Artes "Maestro Mário Tintori" (Rua da Boa Morte, 471, Centro)
20 vagas por cidade
Inscrições até 9/04
Eixo 4 - Os públicos da Cultura: as diferentes facetas da Comunicação na economia cultural
Os consumidores diversos moldam as preferências, impulsionam a inovação, influenciam a produção e determinam o sucesso de artistas, agentes e produtos culturais. Este eixo reflete sobre as diferentes facetas dessa relação e conta com a mediação de André Fonseca, pesquisador independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade, especialista em Cooperação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional de Barcelona e realizou trabalhos para locais como o Sesc, MIS, Fundação Bienal, Museu da Diversidade Sexual e IPHAN.
Webinar - Engajamento e participação: construindo estratégias comunicacionais no setor cultural
Com Andrea Lombardi, há 13 anos nas relações institucionais em museus, é gerente de patrocínios no Instituto Inhotim, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Relações Culturais Internacionais pela OEI e Universidade de Girona, além de ter feito residências e palestras em países como a China, Inglaterra, México e Paraguai; e Gisele Jordão, sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura, doutora em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, onde é coordenadora acadêmica do curso de Cinema e Audiovisual.
O engajamento ativo de público, parceiros e colaboradores é essencial para a vitalidade e sustentabilidade do setor cultural. O fortalecimento da relação entre produção e recepção traz uma série de desafios, como a economia da atenção, a criação e o compartilhamento de redes, a mudança nos hábitos de consumo e o impacto nas estratégias de marketing.
15/04 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 11/04
Webinar - Transformando a comunidade: a economia cultural e os objetivos de desenvolvimento sustentável
Com Manuel Gama, gestor cultural português, doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, e coordenador do 2CN-CLab; Marcus Nakagawa, professor, autor, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade e empreendedorismo, doutor em Sustentabilidade pela USP, professor da graduação e MBA da ESPM, além de idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis; e Marta Porto, crítica de cultura e jornalista, vem colaborando com programas das Nações Unidas, de governos, empresas, fundações, organizações e conselhos, além de autora de livros como o "Imaginação: Reinventando a cultura" (2019).
A economia cultural e criativa desempenha um papel importante na busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao apoiar a contribuição da economia cultural e criativa para os ODS, os governos, organizações da sociedade civil e o setor privado podem desenvolver estratégias mais eficazes para promover também um desenvolvimento inclusivo.
22/04 - segunda-feira - 19h30 às 21h30
Inscrições até 18/04
Oficina presencial - Como conhecer os públicos de sua cidade: estratégias de aproximação e comunicação
Com André Fonseca
Conhecer melhor o público e a comunidade é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto cultural, bem como para a criação de vínculos e de uma rede sustentável. Fonseca apresenta algumas das principais estratégias e técnicas para identificação de perfis, manuseio de pontos, canais e formas de contato, além do olhar para diferentes jornadas e experiências do consumo cultural.
LINS
26/04 - sexta-feira - 9h às 13h / 14h30 às 18h30
Auditório do Paço Municipal (Rua Olavo Bilac, 640, Centro)
BAURU
27/04 - sábado - 9h às 13h / 14h30 às 18h30
Auditório "Helvécio Barros" - Centro Cultural "Carlos Fernandes de Paiva" (Av. Nações Unidas, 8-9, Centro)
BOTUCATU
28/04 - domingo - 9h às 13h / 14h30 às 18h30
Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040, Centro)
20 vagas por cidade
Inscrições até 23/04