Casa das Rosas reabre na Avenida Paulista buscando reforçar fator de preservação da memória
PublishNews, Guilherme Sobota, 27/10/2023
Instituição do governo de São Paulo, gerida pela Poiesis, ficou cerca de dois anos fechada para reforma

Casa das Rosas reabre na Avenida Paulista neste sábado | © Guilherme Sobota
Casa das Rosas reabre na Avenida Paulista neste sábado | © Guilherme Sobota
A Casa das Rosas, um dos principais equipamentos culturais da capital paulista quando o assunto é literatura, reabre neste sábado (28), às 15h, em seu endereço clássico (Avenida Paulista, 37), reformada e restaurada, com uma nova exposição de artistas contemporâneos e ressignificando o seu próprio fator de conservação da memória. A Casa foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo e foi construída em 1935. A reforma atual durou cerca de dois anos e meio e custou R$ 4,2 milhões. No site, é possível conferir a programação.

De acordo com o diretor da Casa, Marcelo Tápia, a reforma buscou evidenciar o projeto original, restaurando parcelas onde fosse possível ou recriando outras, como papéis de parede em alguns cômodos. Adaptações de acessibilidade em acessos e banheiros, por exemplo, também ganharam atenção especial. Segundo o diretor, a Casa vai manter a sua programação dedicada à literatura, ao mesmo tempo em que reforça seu papel de conservação da memória e do patrimônio.

O Museu reabre com duas exposições: a inédita “Vivências do Novo” (no pavimento térreo) apresenta instalações com imagens históricas da Avenida Paulista e do Museu "como testemunha das transformações urbanas, culturais e artísticas de São Paulo". Já a segunda parte, "Dimensão Cidade", com a curadoria de Paula Borghi, exibe, no andar superior, obras de diversos artistas contemporâneos, como Augusto de Campos, Bruno Baptistelli, Shirley Paes Leme, Thiago Honório e Xadalu Tupã Jekupé.

"A Casa das Rosas tem forte vocação de memória das transformações urbanas, como testemunha das transformações da Paulista", disse o diretor da instituição na coletiva de imprensa que apresentou a reforma nesta sexta-feira (27). "Aqui ocorre uma convergência de passado e presente e do que está por vir, e ao mesmo tempo é um espaço aglutinador de diversidades que convivem neste ambiente da Paulista", afirmou.

A secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton, afirmou que a Casa é a memória da época em que o Estado de São Paulo deixa de ser um vilarejo para se tornar um grande protagonista econômico do país. "O café transforma São Paulo em Estado impulsionador econômico do país, e essa casa e essa Avenida são um marco disso. Por meio de equipamentos como este, contamos nossa história, o que construímos e as nossas identidades", disse.

Já para o diretor da Poeisis – organização social que gerencia a Casa das Rosas – Clovis Carvalho, a preocupação agora é uma só: "como vamos nos organizar para receber a multidão que aqui estará presente nos domingos", comentou.

A reforma

Segundo a instituição, outro foco do restauro foi a reparação de problemas identificados na estrutura física do imóvel, como rachaduras, infiltrações e melhoria nos sistemas elétricos e hidráulicos.

Entre as peças que foram recuperadas no desenho original, destacam-se as gárgulas. Algumas chegaram a ser totalmente refeitas por meio de moldes confeccionados a partir de partes das peças originais.

Espaço foi reformado e voltará a abrir também aos fins de semana | © Guilherme Sobota
Espaço foi reformado e voltará a abrir também aos fins de semana | © Guilherme Sobota
Pensando na acessibilidade, foram realizadas adequações. O banheiro do térreo da antiga residência foi adaptado para pessoas com mobilidade reduzida; foi instalado piso "podo tátil" ao longo dos ambientes, assim como corrimãos duplos de metal, com placas contendo inscrição em Braille nas escadas, além de sinalização nos pisos para pessoas com baixa visão. Também foi projetada e instalada uma rampa de acesso ao Museu, em total harmonia com o conjunto, localizada ao lado da entrada principal de público.

Além disso, o elevador foi adequado para pessoas com mobilidade reduzida e agora dará acesso também ao subsolo da Casa, onde se encontra o Acervo Haroldo de Campos, composto pelos mais de 20 mil volumes que pertenciam à biblioteca do poeta, patrono do Museu.

O museu Casa das Rosas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social de Cultura Poiesis, e o seu restauro foi custeado pelo Governo do Estado de São Paulo. A obra foi executada pela empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração.

Reabertura da Casa das Rosas

Quando: 28 de outubro, sábado, a partir das 15h

Onde: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Programação gratuita

Exposição “Vivências do Novo”

Período: 28/10 a 13/12/2023

Curadoria: Equipe do museu Casa das Rosas (primeira parte da mostra, no térreo) e Paula Borghi (segunda parte da mostra, no piso superior – “Dimensão Cidade”)

[27/10/2023 12:00:00]