Em 2024, além de dois palcos dedicados ao segmento – o Screening Room e o Writers room, que recebem profissionais renomados para abordar as temáticas mais relevantes do setor –, o encontro oferece oportunidades para a consolidação de novos projetos, bem como a possibilidade de networking com executivos influentes da indústria, a partir das Rodadas de Negócios e os Pitchings Audiovisual, Creator, Editorial e Startups.
Depois de promover na última edição 1,8 mil reuniões e gerar mais de R$ 180 milhões em negócios no setor, o mercado audiovisual do Rio2C volta ainda maior, com a participação de mais de 200 players, marcando o retorno de grandes empresas internacionais do segmento.
Entre elas, estão a emissora japonesa NHK, o grupo Banijay Endemol – holding internacional que controla diversas empresas de produção e distribuição de conteúdo para televisão e plataformas multimídia –, a produtora francesa Gaumont, que tem investido na produção de séries de TV, a produtora mexicana Dopamine, a chilena Fábula (com sede também no Mexico e nos EUA), a TVN Chile (Television Nacional) e a produtora espanhola Mediacrest.
Além dos players internacionais, executivos como Gabriel Jacome (Globo), Silvia Fu e Verônica Villa (WBD), Karen Santiago (A&E), Julia Priolli e Glauco Sabino (Amazon Studios), Rodrigo Aguilar (SBT), Fabio Mostof (Paramount), Tiago Mello (Boutique Filmes), Juliana Capellini (Conpiração Filmes), João Andrade (Coração da Selva), Rogerio Farah (Floresta), Fernando Dias (Grifa Filmes) e Nelson Sato (Sato Company) recebem projetos e produtoras pessoalmente nas Rodadas de Negócio.
A lista completa de players pode ser encontrada no link www.rio2c.com/players/ , enquanto as orientações para a inscrição de projetos nas rodadas de negócios está disponível em www.rio2c.com/rodadas-de-negocios/.
Novos pitchings
Com o intuito de ampliar as oportunidades na realização de negócios, a edição de 2024 do Rio2C contará com três pitchings no setor:
- Editorial
O Pitching Editorial oferece a oportunidade para autores, editores e agentes literários apresentarem suas obras para adaptação, licenciamento e aquisição de direitos, com o objetivo de transformar essas narrativas em produções audiovisuais.
- Creator
O Pitching Creator vai conectar criadores de conteúdo independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar sua ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV, e outros). As inscrições são limitadas.
Esse ano o Pitching Creator vai se dividir em quatro segmentos:
Podcast: programas de áudio sob demanda. Cada vez mais populares no Brasil, possuem uma variedade de formatos e temas, podendo ser documentais, de ficção, de notícias, de debates, de comentários, entre outros.
Ficção: obras do gênero ficção que podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.
Documentário/factual: registro do que usualmente se entende como real ou realidade, podendo ser poético, expositivo, observativo, participativo, reflexivo e o performático. Aqui também podemos incluir programas de variedades, como os reality shows, por exemplo.
Kids: obras de ficção, de animação, documentais ou factuais voltadas para o público infantil ou infanto-juvenil.
- Startups
Nesta edição, o Pitching de Startups tem como objetivo conectar empresas de tecnologia com soluções de inteligência artificial à indústria criativa com uma vertical exclusiva para audiovisual e games. Serão apresentadas startups com soluções para produção, direção, desenvolvimento, gravação, distribuição, edição, roteiro, comunicação, recomendação de conteúdo audiovisual com a integração da IA e outros. Para a indústria de games, abrange o desenvolvimento, monetização e aprimoramento da experiência do jogador por meio da implementação da IA além de soluções voltadas para gestão de RH.