Rio2C reforça o valor das narrativas na indústria criativa em 2026
PublishNews, Redação, 01/06/2026
Para além dos números, evento reforçou uma percepção cada vez mais presente no mercado: em uma economia movida por conteúdo, histórias continuam sendo um dos seus principais ativos

Mesa sobre criar para mentes distraídas com escritores e roteiristas © Divulgação
Mesa sobre criar para mentes distraídas com escritores e roteiristas © Divulgação

Com público superior a 55 mil pessoas, o Rio2C encerrou neste domingo (31) a sua oitava edição, consolidando-se como um importante ponto de encontro da economia criativa. Em um evento marcado por debates sobre inteligência artificial, direitos autorais, circulação de conteúdo e novas formas de produção cultural, a literatura deu o ar de sua graça nas discussões sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de narrativas.

Realizado entre os dias 26 e 31 de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), o evento reuniu representantes de 30 países, promoveu 1.650 reuniões de negócios com 366 players do mercado, e recebeu 1.301 inscrições em pitchings voltados ao audiovisual, à música, ao mercado editorial e a soluções tecnológicas para a economia criativa. O impacto econômico gerado foi da ordem dos R$ 516 milhões. Para além dos números, o encontro reforçou uma percepção cada vez mais presente no mercado: em uma economia movida por conteúdo, histórias continuam sendo um dos ativos mais valiosos da indústria criativa.

Escritores, agentes literários e produtores participaram de rodadas de negócios, pitchings (leia no PN: Rio2C premia duas escritoras em seus pitchings editoriais) e encontros voltados à adaptação e circulação de histórias em diferentes formatos. O mercado editorial esteve presente tanto nas atividades de conteúdo quanto nas discussões sobre o futuro das indústrias criativas, em um momento em que livros, podcasts, quadrinhos e obras literárias se tornaram fontes cada vez mais relevantes ao audiovisual e às plataformas digitais.

A edição 2026 também reforçou a dimensão internacional do Rio2C. Pela primeira vez, o evento sediou o Foro Ibero-Americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). O encontro reuniu representantes de 15 países para discutir temas como direitos autorais, circulação internacional de conteúdos, mobilidade artística e cooperação cultural.

Entre os destaques da programação, debates sobre criação artística em tempos de inteligência artificial, sustentabilidade dos modelos de produção cultural e proteção aos criadores. O universo do livro também apareceu em conversas sobre imaginação, narrativa e identidade cultural. Pesquisadores, comunicadores e artistas que refletiram sobre o papel das histórias na construção de significado em um cenário marcado pela fragmentação das audiências e pela aceleração tecnológica.

O Rio2C também serviu de palco para anúncios de políticas públicas voltadas ao setor cultural. Durante o evento, o Ministério da Cultura lançou a plataforma pública e gratuita de streaming Tela Brasil — com a presença do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes — e anunciou a inclusão da cadeia produtiva do audiovisual na política da Nova Indústria Brasil. Já a Prefeitura do Rio apresentou um plano de investimentos de R$ 225 milhões para cultura e audiovisual até 2028.

Tags: Rio2C
[01/06/2026 10:57:58]