Joselia Aguiar faz aula aberta sobre Jorge Amado no Sesc 14 Bis
PublishNews, Redação, 26/02/2024
Ex-diretora da Biblioteca Mário de Andrade mergulha na vida do autor para retraçar a história de um dos mais populares escritores do século 20

Josélia Aguiar fala sobre Jorge Amado no Sesc 14 Bis | © Divulgação
Josélia Aguiar fala sobre Jorge Amado no Sesc 14 Bis | © Divulgação
A aula aberta Jorge Amado e a invenção de um Brasil, parte do projeto Por que ainda ler?, ocorre nesta quarta-feira (28), às 19h, na Biblioteca do Sesc 14 Bis (R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo - SP), com Joselia Aguiar, escritora e jornalista, para falar sobre a trajetória do autor. Ex-diretora da Biblioteca Mário de Andrade e curadora da Flip por dois anos, Joselia lançou em 2018 Jorge Amado: Uma biografia (Todavia), na qual mergulha na vida e documentos do baiano para retraçar a história de um dos mais populares escritores do século 20. No bate-papo, Joselia parte dessa jornada para analisar a extensa obra e os elementos que ainda a tornam fundamentais para entendermos o Brasil de hoje. O evento tem entrada gratuita.

Nascido em 1912, Jorge Amado viu a criação e transformação do século 20, sua construção social e política, ideologias, guerras, ditaduras, revoluções sociais. E escreveu. De início suas obras percorriam um viés de crítica social, refletindo seu engajamento político. Em 1958, com o lançamento de Grabriela, Cravo e Canela, Amado inaugura uma outra fase em sua escrita, onde aborda os costumes da sociedade baiana da época e assim cria uma nova estética de Brasil. Traduzido internacionalmente e adaptado para cinema e TV, ali estava a imagem de como o Brasil se enxergava e como gostaria ser enxergado. Para as gerações futuras ficou o questionamento se o que se via nas telas era realmente o que estava nos textos e se a visão desse tempo, essa memória afetiva, ainda nos representa.

O projeto retorna em março, tendo como tema a obra de Graciliano Ramos.

Sobre Joselia Aguiar

Joselia Aguiar é jornalista e escritora. Sua formação passa pelas letras, jornalismo e história. Primeiro, se tornou bacharel em comunicação social (UFBa), depois mestre e doutora em história (USP). Seu livro Jorge Amado – Uma biografia (Todavia) venceu o prêmio Jabuti 2019 na categoria biografia, documentário e reportagem. Escreve atualmente um livro em torno da vida e obra da pintora Djanira, para a mesma editora Todavia. É organizadora da coleção Brasileiras, da editora Rosa dos Tempos (grupo Record), que reúne perfis de mulheres que inauguraram, expandiram e transformaram suas áreas de atuação no país.

Por que ainda ler? Aula aberta: Jorge Amado e a invenção de um Brasil

Com a jornalista, escritora e biógrafa Joselia Aguiar

Dia 28/2, quarta, das 19h às 20h30

A partir de 12 anos.

40 pessoas. Biblioteca - Piso térreo

Grátis

[26/02/2024 09:00:00]