Lançada no Brasil em outubro do ano passado, a Audible estreou o serviço com o primeiro volume da saga, A Sociedade do Anel, com narração do próprio Mauro. O dublador com mais de 30 anos de carreira entre dublagens famosas de animações infantis, direção de gravações e narração, trouxe toda sua bagagem para a interpretação da trilogia. “Com os audiolivros estamos retornando a um aspecto antigo, o rádio. Algumas narrações são interpretativas e outras apenas técnicas, são leituras diretas e objetivas para conhecimento, mais nada. Então há um leque de novas opções para a comunidade artística”, afirma Ramos.
O Senhor dos Anéis foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A obra que atravessou gerações influenciou várias áreas da cultura, como música, jogos de RPG e a literatura de fantasia em geral. Além de enredo épico e contagiante, Tolkien era linguista e criou diversos dialetos para o seu universo de personagens. O segundo livro dá continuidade aos eventos iniciados em A Sociedade do Anel. Frodo enfrenta desafios e provações, como a traição de Boromir nas Cataratas de Rauros, continuando sua jornada solitária pelo rio Anduin, seguida por Sméagol, uma figura misteriosa.
Mauro Ramos destaca o principal desafio de gravação ao contar uma história mundialmente conhecida. “Conseguir decodificar o Élfico, que faz parte do mundo do Tolkien, foi um grande desafio”, afirma Ramos que em sua narração procurou "dar vida aos personagens nessa língua, pronunciando e tentando entender e entoar as canções”. O narrador conta que já havia lido os três livros há muito tempo, além de assistir todos os filmes e ser um grande fã do diretor Peter Jackson, diretor da adaptação da obra para o cinema.