Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #308 – Novas livrarias independentes: 3x4, Queer Livros e Macun
PublishNews, Redação, 19/02/2024
Os três proprietários novatos falaram sobre a luta diária de viver da venda de livros e também sobre caminhos para transformar o trabalho em uma atividade sustentável

Podcast do PublishNews recebe novos proprietários de livrarias
Podcast do PublishNews recebe novos proprietários de livrarias
Nesta semana, no Podcast do PublishNews, um novo episódio da série que já é tradição no programa: apresentar novas livrarias surgidas em diferentes partes do país e de diferentes origens.

Dessa vez, conversamos com três livreiros novatos que inauguram recentemente. Catarina Cavallari, da Livraria 3x4, na Granja Viana; Giba, da Queer Livros, em São Paulo; e Pedro Nambuco, da Macun Livraria & Café, em Porto Alegre. Falamos sobre a curadoria dos livros nos espaços e sobre o aprendizado de se tornar livreiro.

Os três proprietários falaram sobre a luta diária de viver da venda de livros e também sobre como tranformar o trabalho em uma atividade sustentável, seja com eventos, produtos relacionados à leitura, café ou gastronomia – além, claro, dos livros.

Eles compartilharam também que não é apenas um sonho ser livreiro, mas também uma forma de mostrar a importância do livro como objeto cultural e político.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Filme: Pobres criaturas
Restaurante: Repita (Granja Viana)
Livro: Fazer nada e transformar mundos: psicanálise em territórios de exclusão - Raonna Martins - Derives
Carnaval de Olinda
Porto Alegre
Os supridores - José Salero - Todavia
Ondjaki
Editora Ubu
Filme: Sociedade da Neve

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em um texto que cruza com acontecimentos recentes, Fernando Tavares fala sobre novo Manual de práticas de IA brasileiro e sobre o 'Magnifica Humanitas'
Mercado do livro está entrando em uma era em que o ativo mais valioso não será apenas vender livros, mas organizar possibilidades de descoberta entre milhões deles
Em sua coluna mensal no PublishNews, o escritor carioca Henrique Rodrigues escreve sobre os diversos eventos literários pelo país e dá o seu recado
Em sua coluna, Lu Magalhães detalha a trajetória ainda em construção do livro 'The knot'
A edição é muito mais ampla que a literatura
Ana Elisa Ribeiro
Professora e pesquisadora do CEFET-MG
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar