Apanhadão da semana: Biblioteca Desacato resgata obras literárias de artistas que chocaram o país
PublishNews, Redação, 09/02/2024
Acervo virtual disponibiliza gratuitamente livros de autores e autoras 'malditos', que eram frequentemente acusados de crime de desacato

Elvira Pagã é um dos destaques do acervo da Desacato © Divulgação
Elvira Pagã é um dos destaques do acervo da Desacato © Divulgação
O jornal O Globo publicou uma matéria essa semana sobre a Biblioteca Desacato, criada pelos pesquisadores Alberto Camarero e Alberto de Oliveira. O acervo virtual resgata obras literárias de artistas que chocaram o país e disponibiliza gratuitamente livros de autores e autoras "malditos", que eram frequentemente acusados de crime de desacato. O arquivo contém títulos raríssimos escritos por Elvira Pagã e Luz del Fuego, entre outros. O catálogo permite que leitoras possam matar sua curiosidade com fofocas do período, uma vez que é possível acessar coleções de veículos de imprensa social do Rio de Janeiro das décadas de 1950 e 1960, como a Copacabana Ilustrada e a Revista de Copacabana.

Um dos principais lançamentos do mercado editorial nesse início de ano é o livro Longe do ninho (Intrínseca), escrito pela jornalista Daniela Arbex. A obra fala sobre a tragédia ocorrida no centro de treinamento do Flamengo, que completou cinco anos no dia 8 de fevereiro de 2024. Para escrever o livro, Arbex reuniu laudos, dados e relatos não divulgados e entrevistou uma série de fontes, incluindo familiares de todos os dez jovens, sobreviventes, profissionais do IML e da perícia criminal. Em entrevista para a CNN Brasil, a jornalista diz que o Flamengo não colaborou com a reportagem e que, inclusive, recusou-se a falar sobre o tema para o livro. A ESPN fez uma reportagem falando sobre como estão os sobreviventes do incêndio no Ninho cinco anos após o ocorrido.

A Ilustrada, da Folha de S. Paulo, falou sobre a tendência do TikTok que exalta estantes "visualmente perfeitas" e que transparece uma aparência de luxo e riqueza. E na coluna Era outra vez, Bruno Molinero fala sobre a obra As crianças e os ataques aéreos, livro que mostra a história de meninos e meninas que têm suas infâncias afetadas pela Guerra na Ucrânia.

A editora Expressão Popular, criada próxima ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), completou 25 anos. O portal do MST entrevistou o coordenador editorial da editora, Miguel Yoshida.

A BBC Brasil lançou um texto sobre como a famosa série de livros Senhor dos anéis tornou-se uma espécie de guia da direita italiana. A atual primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, já expressou diversas vezes admiração pelo autor inglês.

A revista Carta Capital escreveu sobre livro investigativo Decaído (Matriz), de Sérgio Ramalho, que explica a conexão entre Ronnie Lessa e Adriano da Nóbrega. Lessa é apontado como um dos autores do assassinato da vereadora Marielle Franco.

No g1 da Paraíba, foi publicada uma reportagem sobre a filha de um gari e vigia, que passou em medicina tendo estudado com livros doados.

Tendo em vista o Carnaval, o Estadão elaborou uma lista com "livros leves" para aproveitar o feriado prolongado.

Tags: Apanhadão
[09/02/2024 10:00:00]