Entre as lojas que passam a compor a Lista, estão a Livraria Da Vinci e Janela Livraria (Rio de Janeiro), a Dois Pontos (virtual) e a Drummond Livraria (São Paulo). Jaqueira (Recife), Domus Brasilis (com base em Curitiba) e Travessia (Belém) também fazem parte da nova composição.
“Com a integração total do sistema, uma venda de um livro numa pequena livraria ajuda a compor a lista total”, explica o diretor da Bookinfo, Eduardo Cunha. “Esse talvez seja o principal ganho com as mudanças atuais”, avalia.
A Bookinfo recebe os dados de vendas de todas as lojas de uma determinada livraria – se houver mais de uma – e o sistema de BI da empresa faz, de maneira automática, o processamento e o tratamento dos dados. Em seguida, a equipe do PublishNews faz um último tratamento editorial e publica os números no site.
As livrarias que passam a fazer parte da Lista de Mais Vendidos do PublishNews são:
- Amo Ler (São José dos Campos / SP)
- Círculo Livraria (São Paulo / SP)
- Domus Brasilis (base em Curitiba, lojas em todo Brasil)
- Drummond Livraria (São Paulo / SP)
- Essência Livraria (São Paulo / SP)
- Livraria da Praça (MG)
- Livraria da Rua (Belo Horizonte / MG)
- Livraria da Tarde (São Paulo / SP)
- Livraria Disal (base em São Paulo, lojas em todo Brasil)
- Livraria Dois Pontos (virtual)
- Livraria Janela (Rio de Janeiro / RJ)
- Livraria Jaqueira (Recife / PE)
- Livraria Jenipapo (Belo Horizonte / MG)
- Livraria Leonardo da Vinci (Rio de Janeiro / RJ)
- Livraria Ponte (Niterói / RJ)
- Livraria Santuário (Aparecida / SP)
- LT2 Shop (virtual)
- Mania de Ler Bookstore (Porto Alegre / RS)
- Olga – A Livraria da Cidade (Londrina / PR)
- Selecta Livros (São Paulo / SP)
- Travessia Livraria (Belém / PA)
Por outro lado, deixam oficialmente de fazer parte da Lista a Saraiva, a Americanas e o Submarino.
Há mais de 10 anos o PublishNews computa semanalmente os livros mais vendidos nas principais livrarias do país, tendo como diferencial a transparência de revelar os números de exemplares vendidos – fator que continua com a nova configuração. Livrarias como Leitura, Curitiba, Travessa e Martins Fontes já faziam parte da contagem semanal, publicada entre quinta e sexta-feira.
O surgimento de novas livrarias, a crescente busca por bibliodiversidade e os inúmeros pedidos de profissionais e empresários do ramo formaram a tempestade perfeita para que o PublishNews decidisse ampliar a participação de lojas e redes na Lista.
Novas lojas na Lista
“Acho muito importante a lista de mais vendidos refletir a bibliodiversidade, os diversos gêneros e estilos de livraria, os diferentes estados brasileiros”, comenta uma das sócias da Janela Livraria (RJ), Martha Ribas. “A Janela está feliz de fazer parte dessa grande comunidade livreira que se une para vender mais e mais livros”.
O analista de produtos da Livraria Jaqueira (PE), José Diego Virginio da SIlva, explica como a Lista pode afetar os negócios. “Para a Livraria Jaqueira, é estrategicamente importante participar da Lista do PublishNews. Tal ferramenta já se consolidou como algo necessário para que as livrarias tenham um acervo cada vez mais assertivo e sintonizado com o perfil do público leitor, sendo assim, percebemos que fazer parte dessa iniciativa significa estar também conectado com as possibilidades do mercado editorial, e isso também serve enquanto baliza para manter a Livraria na trilha de um atendimento de excelência".
Para o sócio e CFO da LT2 Shop, Marcos Leandro, a presença da loja na lista pode contribuir para o ecossistema como um todo. “Da representatividade que hoje nós temos dentro do meio online e para poder apoiar as livrarias na escolha de produtos que em algum momento eles não estão olhando, para também passar a perceber oportunidades. É também um meio extra de levar para as editoras informações sobre o posicionamento de produtos”, comenta.
Vitor Tavares, sócio da Drummond Livraria, afirma que a Lista é também um guia para deixar o acervo da loja atualizado. "A Lista nos alerta a não deixar faltar no estoque os livros mais vendidos do momento, e assim, vamos semanalmente deixando à disposição dos nossos clientes leitores o que há de melhor no universo literário nacional e internacional. Uma Lista como a do PublishNews enriquece o trabalho de todos os profissionais livreiros, estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa", afirma.
Para o sócio da Livraria Jenipapo, Fred Pinho, a presença das livrarias de rua na Lista alcança um público diferente. “Às vezes as listas privilegiam o e-commerce e as grandes redes, sem dar conta da diversidade que acompanha as livrarias de rua. De modo que para nós acaba sendo bom ter essa referência até no processo de construção da nossa curadoria. Então estamos muito contentes de participar dessa Lista de Mais Vendidos e espero que fique como referência também pras outras livrarias de rua na hora de montar seus acervos”, comenta.
Em novembro passado, o PublishNews promoveu durante sua programação na Flip 2023 um painel sobre a importância da Lista de Mais Vendidos.
Todas as livrarias da Lista de Mais Vendidos do PublishNews a partir de 9 de fevereiro de 2024:
- A Página
- Amo Ler Oriente
- Blooks Livraria
- Circulo Livraria
- Domus Brasilis
- Drummond Livraria
- Essência Livraria
- Livraria Cameron
- Livraria Cultura
- Livraria da Praça
- Livraria da Rua
- Livraria da Tarde
- Livraria da Travessa
- Livraria da Vila
- Livraria Disal
- Livraria Dois Pontos
- Livraria Escariz
- Livraria Janela
- Livraria Jaqueira
- Livraria Jenipapo
- Livraria LDM
- Livraria Leitura
- Livraria Leonardo da Vinci
- Livraria Loyola
- Livraria Martins Fontes SP
- Livraria Ponte
- Livraria Santos
- Livraria Santuário
- Livraria Vanguarda
- Livraria Vozes
- Livrarias Curitiba
- Livruz
- LT2 Shop
- Magazine Luiza
- Mania de Ler Bookstore
- Olga – A Livraria da Cidade
- Selecta Livros
- Travessia Livraria
- Vitrola Livraria