
Entre os escritores, também estão no shortlist Heinz Janisch (Áustria), Lee Geum-yi (Coreia do Sul), Bart Moeyaert (Bélgica), Timo Parvela (Finlândia), e Edward van de Vendel (Holanda). Os outros ilustradores finalistas são Cai Gao (China), Iwona Chmielewska (Polônia), Elena Odriozola (Espanha), Sydney Smith (Canadá), e Paloma Valdivia (Chile).
Os critérios para a escolha do prêmio são a qualidade literária e estética dos trabalhos, bem como a inovação na obra, a habilidade em enxergar o ponto de vista das crianças e instigar sua curiosidade. Os vencedores serão anunciados no dia 8 de abril de 2024, na Feira do Livro de Bolonha.
A presidente do júri, Liz Page, disse em nota que as discussões do corpo de jurados foram esclarecedoras e harmoniosas. "Na atmosfera restrita do mundo atual, é tranquilizador saber que barreiras de compreensão mútua não existem entre nós", afirmou.
O Prêmio Hans Christian Andersen foi estabelecido em 1956, e a lista de vencedores inclui nomes como Roger Mello, Marie-Aude Murail, Cao Wenxuan, Astrid Lindgren e Maurice Sendak.