Instituto de Leitura Quindim homenageia Marina Colasanti em exposição
PublishNews, Redação, 10/03/2025
'Marina Tecelã' é fundamentada na obra 'A moça tecelã' e celebra também o Dia Internacional da Mulher

O Instituto de Leitura Quindim e o Shopping Villagio Caxias apresentam a exposição 'Marina Tecelã', uma homenagem à escritora e artista plástica Marina Colasanti, falecida em janeiro de 2025, e também a todas as mulheres, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A exposição começou no sábado e segue até o dia 31 de março. O título da exposição é inspirado na obra A moça tecelã (Editora Global), cuja narrativa apresenta uma mulher com a capacidade de tecer mundos e habitá-los. A personagem do livro expressa suas fragilidades, sua compaixão e sua força feminina, sendo capaz de tecer a própria trajetória e felicidade.

A exposição Marina Tecelã destaca uma Marina Colasanti que ilustrava algumas de suas histórias. Seja por meio das palavras ou das imagens, a artista revelou personagens construídos a partir do contraditório, da diversidade e das dores humanas. Considerada uma das maiores autoras de contos maravilhosos, Colasanti também teceu narrativas em minicontos, crônicas, novelas, artigos e poesia. Marina, uma Sherazade moderna, nos mostrou o poder da palavra e da imagem como resistência e resiliência. Sua obra evidencia a força da mulher que precisa resistir e existir.

A exposição foi realizada originalmente em 2020, no Instituto de Leitura Quindim, quando Marina foi homenageada pela instituição com o projeto Entre a Espada e a Rosa: Semana de Debates sobre o Dia Internacional da Mulher. “Todas as homenagens a Marina Colasanti serão poucas para agradecer a generosidade dela em compartilhar, por meio de palavras e ilustrações, múltiplas visões de mundo. Visões essas oriundas de um olhar atento, afetuoso, mas também crítico, de uma mulher que lia o cotidiano, as pessoas e a sociedade”, destaca o presidente do Instituto de Leitura Quindim, amigo de Marina e curador da exposição, Volnei Canônica.

Para Marina, cidadã do mundo nascida em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia, que viveu na Líbia e na Itália antes de se mudar com a família para o Brasil, em 1948, o empoderamento feminino era uma questão teórica e de política global. “Num mundo que se autoproclama democrático, a diferença entre gêneros não é mais tolerável; o poder não pode estar majoritariamente em mãos masculinas”, ressaltou a autora durante o evento de 2020 no Quindim.

Serviço:

Exposição 'Marina Tecelã', uma homenagem à escritora e artista plástica Marina Colasanti
Data: até o dia 31 de março
Local: Shopping Villagio Caxias (Rodovia RSC 453, Bairro Desvio Rizzo, 2780 – Caxias do Sul / SC)

[10/03/2025 10:00:00]