IPA Prix Voltaire 2024 recebe inscrições até o dia 22 de março
PublishNews, Redação, 18/01/2024
Os indicados poderão ter publicado um trabalho controverso sob pressão, ameaças ou intimidação de qualquer tipo

Chamada aberta para o IPA Prix Voltaire 2024
Chamada aberta para o IPA Prix Voltaire 2024
A International Publishers Association está recebendo inscrições para o IPA Prix Voltaire 2024, distinção dedicada a pessoas ou organizações que tenham contribuído pela liberdade de publicação e na luta pela liberdade de expressão. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março de 2024.

Qualquer indivíduo, grupo ou organização pode indicar um "publisher" – seja uma pessoa, um coletivo ou uma empresa – que possibilite a circulação livre de ideias em forma escrita, inclusive em plataformas digitais. Os indicados poderão ter publicado um trabalho controverso sob pressão, ameaças ou intimidação de qualquer tipo. Outra característica que o prêmio busca é de um trabalho contínuo ao longo dos anos nessas condições.

As indicações devem ser feitas neste formulário e enviadas por email para: prix-voltaire@internationalpublishers.org.

Os finalistas serão selecionados pelo IPA Freedom to Publish Committee, e a cerimônia de entrega do prêmio ocorre durante a Feira do Livro de Guadalajara, no México, em dezembro de 2024.

A presidente do Comitê, Kristenn Einarsson, disse que as pressões sobre as editoras e publishers são crescentes. "O Prix Voltaire é a nossa forma de reconhecer esses bravos editores que continuam a publicar ante a pressão e sob diversos riscos", disse, em nota. "Todos os anos, somos inspirados pelos finalistas do Prix Voltaire", acrescentou.

Entre os vencedores recentes, estão o editor iraquiano Mazin Lateef Ali, desaparecido desde seu sequestro em janeiro de 2020, e a SameSky Publishing (da Tailândia).

O vencedor leva um prêmio de 10 mil francos suícos (cerca de R$55 mil). Os patrocinadores deste ano são Albert Bonniers Förlag (Suécia), Bonnier Media Deutschland (Alemanha), Holtzbrinck (Alemanha), Norstedts (Suécia), Penguin Random House, Samlaget (Noruega) e C.H.Beck (Alemanha).

[18/01/2024 10:18:37]