Apanhadão da semana: lista de livros da Fuvest apenas com autoras gera discussões
PublishNews, Redação, 22/12/2023
Lista do vestibular é tema de colunas e editoriais dos veículos do país; mais de 100 professores da USP assinaram uma carta aberta contra a medida

Obras da nova lista da Fuvest © Divulgação USP
Obras da nova lista da Fuvest © Divulgação USP
Entre os principais assuntos da semana está a repercussão da nova lista de livros da Fuvest. Pouco mais de um mês após ser divulgada, a notícia de que a partir de 2026 a lista de livros do principal vestibular do país será composta apenas por autoras tem sido debatida na imprensa. Essa semana, o escritor Jeferson Tenório falou sobre o assunto na sua coluna no Uol, onde apontou que o questionamento da lista de livros é um "efeito colateral de mudanças". O portal Terra também reproduziu uma matéria sobre a lista. A Folha também publicou dois artigos sobre o assunto.

Na semana passada, professores da USP assinaram uma carta se posicionando contra a nova lista, apontando a gravidade de excluir grandes autores homens da lista, como Machado de Assis. A Gazeta do Povo compilou também um retrospecto das principais reações, passando por editoriais de grandes jornais e a repercussão nas redes sociais.

Em clima de final de ano, os principais portais de notícias fizeram diversas listas e retrospectivas do ano de 2023. Na Veja, uma seleção de nove melhores livros de 2023, com uma amostra de diferentes gêneros que marcaram o ano no mercado editorial. Dentro do blog Babel, o Estadão publicou um texto com uma lista dos livros mais vendidos em 2023. Na mesma toada, a revista Quatro cinco um realizou "uma pequena retrospectiva de um ano notável", em seu site.

Outro assunto na semana foi a "frustração" da Black Friday para o mercado editorial. No período entre o começo de novembro e o início de dezembro, as vendas de livros caíram 9,32% em comparação com 2022. Ainda sobre isso, o faturamento do setor caiu quase 2%, o que representa uma queda de R$ 4,1 milhões no quesito em relação ao ano anterior.

O presidente do SNEL, Dante Cid afirmou que "o período que incluiu a Black Friday não alterou a tendência de queda real de cerca de 5 a 6% no comparativo com 2022, confirmando ser este um ano de ajustes na dinâmica do mercado não só no Brasil, mas também observada em diversos mercados no exterior".

Também no Globo, um texto sobre o livro de cartas correspondidas entre o escritor Roald Dahl e sua mãe ao longo de 40 anos. O autor britânico é o autor de diversas obras infantis consagradas, como Fantástico senhor raposo, Matilda e Charlie e a Fábrica de Chocolate.

No blog Era Outra Vez, da Folha de S. Paulo, Bruno Molinero fala sobre livros infantis que ajudam crianças a pensar sobre a mobilidade dentro das cidades e a explorar a vida longe dos automóveis.

Quadrinhos independentes foram tema no Brasil de Fato essa semana. O portal falou sobre a expansão dessas produções desde 2011, quando houve uma consolidação das plataformas de financiamento coletivo e sobre a reconfiguração de significados dentro das obras.

O Estadão Recomenda, aproveitando o lançamento da nova série inspirada na série de livros de Percy Jackson (Intrínseca), lista livros e acessórios para fãs da saga de Rick Riordan.

Na coluna Literária, do Jornal do Comércio, Fábio Lucas fala sobre a BibliON como um 'modelo para o país'.

Tags: Apanhadão
[22/12/2023 10:00:00]