Flipoços 2024 vai receber a escritora portuguesa Cristina Drios na sua Residência Literária
PublishNews, Redação, 14/12/2023
Leticia Wierzchowski, Dani Werneck e Nalini Narayan são os primeiros nomes confirmados na programação do Festival, que ocorre entre abril e maio

Leticia Wierzchowski, Nalini Narayan, Cristina Drios: confirmadas no Flipoços 2024 | © Flipoços
Leticia Wierzchowski, Nalini Narayan, Cristina Drios: confirmadas no Flipoços 2024 | © Flipoços
Uma das atividades da extensa programação do Flipoços é a Residência Literária, projeto realizado em parceria com o Camões Brasília, que visa a difusão da literatura portuguesa no Brasil e a apresentação de novos talentos literários para o mercado editorial brasileiro. O nome para 2024 é anunciado agora: Cristina Drios, autora de livros como Os olhos de Tirésias (Ed. Teorema, LeYa, 2013) e Adoração (Ed. Teorema, LeYa, 2016), entre outros. O Festival também anunciou os primeiros nomes da programação: Leticia Wierzchowski, Dani Werneck e Nalini Narayan.

A 19ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas vai ocorrer de 27 de abril a 05 de maio de 2024 no Parque José Afonso Junqueira, junto com a Feira do Livro do Sul de Minas – que terá mais de 100 expositores entre editoras e livrarias.

O Festival promete uma programação intensa com atividades simultâneas no palco central, chamado do “Coreto Cultural”, e em outros locais, como as Thermas, o Palco Sulfuroso (ao lado do Palace Hotel) e estabelecimentos parceiros.

Alinhadas com a temática central “A crônica nossa de cada dia”, as mesas de bate papos contarão com autores, jornalistas, profissionais, críticos literários, artistas que vão trazer luz a este gênero literário. O evento é aberto ao público e pela primeira vez, será montado no centro histórico de Poços, o que promete ser um marco para a cidade. Ignácio de Loyola Brandão será o patrono do Flipoços 2024.

A Residência Literária do Flipoços 2024

As residências anteriores contaram com a participação de Teolinda Gersão, Joel Neto e Afonso Reis Cabral, autores convidados. Já a partir de 2023, a curadoria do Flipoços e o Camões decidiram pelo chamamento público em Portugal, estimulando que autores pouco conhecidos no Brasil, mas com obras publicadas, pudessem ter a oportunidade de expandir seu trabalho em solo brasileiro.

Foi assim com a poeta Judite Canha Fernandes, que depois da residência no Flipoços 2023, acabou tendo seu trabalho mais reconhecido e com oportunidades de apresentar seu livro Carta de amor ao pesadelo (Editora Urutau) em outros festivais, como na última Flip, em Paraty, por exemplo.

Os autores residentes que passam pelo Flipoços, tem como missão, escrever um texto inédito, baseado na experiência local de visitações e imersão na história literária de Poços. No caso de Judite, o texto foi publicado na Revista Piparote, em julho, e pode ser lido neste link https://revistapiparote.com.br...

Quem é a autora residente do Flipoços 2024

Após o trabalho de avaliação do júri – formado por Alexandra Pinho (Camões), Sandra Espilotro (CLP/CBL) e Gisele Ferreira (Flipoços/GSC), foi definida a candidata Cristina Antonia de Almeida Carvalho, como a vencedora do edital que contou com mais nove inscrições.

Cristina Drios, como é conhecida, nasceu em Lisboa, participou em residências literárias na Internacional House of Writers and Translators de Ventspils, Letónia (2016 e 2019) e no Baltic Center for Writers and Translators, Visby, Suécia (2020). O seu livro de contos Histórias indianas (2012) venceu o Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre "Novo Autor, Primeiro Livro", da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto.

Os olhos de Tirésias (Ed. Teorema, LeYa, 2013), a sua estreia no romance, foi finalista do Prémio LeYa e vencedor da Selecção Portuguesa da 27.ª Edição do Festival do Primeiro Romance de Chambéry. Ela tem ainda vários contos publicados em jornais, revistas e antologias portuguesas. Adoração (Ed. Teorema, LeYa, 2016) é o seu segundo romance, e foi publicado em novembro de 2023 no Brasil, na Coleção Atlânticos, pela Pontes Editores, em parceria com a Cátedra de Literatura Portuguesa Fidelino Figueiredo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a DGLAB.

A autora encontra-se neste momento trabalhando em uma novela distópica e na pesquisa e escrita de um novo romance histórico, cujo projeto vem ao encontro da Residência em Poços de Caldas, que tem por eixo central a localidade termal portuguesa das Caldas da Rainha, que vivenciou vários momentos históricos em diálogo com Poços de Caldas, cidades irmãs pelas águas termais.

O 19º. Flipoços e a Feira do Livro do Sul de Minas são uma realização da GSC Eventos Especiais e contam com patrocínio da Myrallis, Nutrire e Docol. Apoio da Câmara Brasileira do Livro e da Câmara Mineira do Livro. Parceria internacional: Camões e Embaixada de Portugal.

Tags: Flipoços
[14/12/2023 10:10:10]