Alexandre Martins Fontes será o novo diretor-presidente da Associação Nacional de Livrarias
PublishNews, Redação, 08/12/2023
Associados elegeram a chapa 'Mais Livrarias na Paisagem de Nossas Cidades' para o biênio 2024/2025 na ANL

Alexandre Martins Fontes será o novo presidente da ANL | © ANL
Alexandre Martins Fontes será o novo presidente da ANL | © ANL
As eleições da Associação Nacional de Livrarias (ANL) ocorreram na tarde desta quinta-feira (7), em São Paulo. Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes/SP) assumirá o cargo de Diretor-Presidente da instituição para o biênio 2024/2025. A chapa eleita também traz Leandro Teles (Livraria Leitura/DF) como Vice-presidente financeiro; Rui Campos (Livraria Travessa/RJ) como Diretor de Comunicação; Bernardo Gurbanov (Livraria e Ed. Letraviva/SP) como Diretor Institucional e Monica de Carvalho (Livraria da Tarde/SP) como Diretora Secretária.

A Chapa "Mais Livrarias na Paisagem de Nossas Cidades" ainda é composta pelos Suplentes: o agora ex-presidente da associação Marcus Teles (Livrarias Leitura/MG), Samuel Seibel (Livraria da Vila/SP) e Paulo Escariz (Escariz Livrarias/SE). Já o conselho fiscal ficará sob responsabilidade de Vitor Tavares (Livraria e Distribuidora Loyola de Livros/SP), Julio Cesar A. Cesma da Cruz (Catavento Distribuidora de Livros/SP) e Elga Pedri (Livrarias Curitiba/PR).

Os novos membros assumem a partir de 1º de janeiro de 2024, com o objetivo de trazer ainda mais visibilidade para o mercado livreiro brasileiro, atendendo as expectativas e necessidades institucionais e comerciais de seus associados. Para os próximos dois anos, a Chapa apresenta um plano de metas com destaque para:

  1. Trabalhar pela aprovação da Lei Cortez, pela regulamentação da Lei Castilho, pela construção do novo PNLL, e pela criação e desenvolvimento de planos estaduais e municipais do livro e da leitura;
  2. Lutar por um mercado livreiro forte, ético e transparente;
  3. Estabelecer diálogo construtivo e permanente com todas as editoras e distribuidoras brasileiras;
  4. Criar grupo de trabalho representativo em prol da valorização e do fortalecimento das livrarias (pequenas, médias e grandes) em todo o território nacional;
  5. Trabalhar em harmonia com todas as entidades de classe em benefício do ecossistema do livro.
Tags: ANL
[08/12/2023 09:00:00]