Apanhadão: Globo Repórter dedica episódio aos livros
PublishNews, Redação, 04/12/2023
A Folha de S. Paulo noticiou que a antropóloga Lilia Schwarcz vai se candidatar à Academia Brasileira de Letras na vaga do historiador Alberto da Costa e Silva

O Globo Repórter da última sexta-feira (1º) foi todo dedicado aos livros. O programa entrevistou escritores como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Carla Madeira e falou sobre projetos de leitura no Rio e em outros lugares.

A Folha de S. Paulo noticiou que a antropóloga Lilia Schwarcz vai se candidatar à Academia Brasileira de Letras na vaga do historiador Alberto da Costa e Silva. É a primeira vez que ela busca a vaga, citando proximidades intelectuais com o historiador, um dos maiores especialistas em história e cultura africana do país até então. No Estadão, a também antropóloga Heloisa Pires Lima escreveu um artigo sobre a sua trajetória no mercado editorial, e sobre como o "racismo editorial" pode contribuir para as desigualdades no país.

O jornal ainda entrevistou Selton Mello, que lança agora sua biografia Eu me lembro (Jambô Editora), e Leandro Karnal, autor de Preconceito: Uma história (com Luiz Estevam, Companhia das Letras).

Morreu neste domingo (3) o pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, cujas obras vinham sendo publicadas pela Ubu.

A Folha ainda perfilou o advogado Pedro Pacífico, o Bookster, e a coluna Painel das Letras informa que Stênio Gardel, vencedor do National Book Award, trabalha em dois novos livros para o ano que vem.

O Globo falou sobre a "literatura de resiliência", novo gênero literário criado na França, e também resenhou A parte maldita brasileira (Tinta-da-China), de Eliane Robert Moraes. Já o caderno Pensar, do Estado de Minas, falou sobre o novo volume com a produção poética de Rodrigo Garcia Lopes, sobre o novo livro de Betina Anton, Baviera tropical (Todavia), e sobre a caixa com todos os livros de Machado de Assis.

O Valor dá dicas de livros sobre gestão e carreira na Estante.

Tags: Apanhadão
[04/12/2023 10:40:00]