Henrique Rodrigues lança seu novo romance, 'Áurea', no Rio e em São Paulo
PublishNews, Redação, 1º/12/2023
Escritor e colunista do PublishNews publica seu 24º livro, agora pela editora Estrela Cultural

Capa de 'Áurea', novo romance de Henrique Rodrigues | © Estrela Cultural
Capa de 'Áurea', novo romance de Henrique Rodrigues | © Estrela Cultural
Semifinalista do Prêmio Jabuti 2023, o escritor carioca e colunista do PublishNews Henrique Rodrigues lança agora Áurea (Estrela Cultural), a partir de episódios da vida de sua tia, também batizada com o nome da Lei que, assinada em 13 de maio de 1888, pôs fim à escravidão no Brasil. No romance, Áurea é uma mulher beirando os 60 anos que, ao receber o diploma escolar, rebobina as suas vivências desde a infância e toda a luta que forjou para sobreviver em meio ao racismo, ao machismo e à pobreza.

O livro será lançado em dois encontros com os leitores. No Rio de Janeiro, no domingo, 3 de dezembro, a partir das 15h, na Livraria da Travessa (Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo). E em São Paulo, na quinta, dia 7 do mesmo mês, às 19h30, na Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58, Vila Madalena). Com 208 páginas, Áurea é o 24º título do autor.

A fagulha para escrever o romance foi uma conversa. "Quando minha mãe contou que a tia Áurea temia entrar em shoppings e lojas de departamentos por achar que seria acusada de estar roubando aquilo me deu um clique. A vida dela foi mais ou menos desse jeito que está no livro. Ouvi outras histórias parecidas, inclusive de mulheres que tiveram que começar a trabalhar como empregadas ainda mais cedo, aos 8 ou 9 anos", rebobina Henrique.

"Como se costuma dizer, tudo é biografia e nada é biografia. A trama pega desde a ditadura, recortando como todas as mudanças de governos ecoaram nas pessoas mais pobres, pois o que se acompanhou na mídia foi sempre na perspectiva de uma classe média. Naturalmente, há um alento com a recente melhora de condições de vida dos mais pobres, sobretudo no acesso à educação dos governos Lula. Sou um escritor de origem pobre e gosto de trazer a voz dos chamados invisíveis sociais para a literatura", enfatiza.

O livro tem prefácio de Tom Farias e frases de Eliana Alves Cruz e Kiusam de Oliveira na contracapa.

LANÇAMENTOS RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

QUANDO: Dia 3 de dezembro, domingo, às 15h
ONDE: Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo

*

QUANDO: Dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 19h30
ONDE: Ria Livraria - Rua Marinho Falcão, 58, Vila Madalena

[01/12/2023 10:40:00]