Audible inicia sua operação no Brasil com catálogo de 5 mil títulos em português
PublishNews, Talita Facchini, 03/10/2023
Empresa de produção e distribuição de audiolivros, subsidiária da Amazon, estudou o mercado brasileiro para entender suas necessidades; por enquanto, o plano é focar no catálogo e na oferta de audiolivros

Evento em São Paulo lançou oficialmente a empresa no Brasil | © Talita Facchini
Evento em São Paulo lançou oficialmente a empresa no Brasil | © Talita Facchini
Na manhã desta terça-feira (3), a Audible iniciou oficialmente sua operação no Brasil. Subsidiária da Amazon e uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio do mundo, a empresa lança sua plataforma no Brasil com um serviço de assinatura que dá acesso a mais de 100 mil audiolivros globais, incluindo cerca de 5 mil títulos em português, por R$ 19,90 por mês. Os assinantes ainda têm a opção de comprar qualquer um dos outros 500 mil títulos do catálogo adicional com 30% de desconto.

Desde 2016 o mercado editorial brasileiro ouve rumores sobre a entrada da empresa no país, mas a construção de um time local começou a tomar forma em maio de 2022 com a contratação de Adriana Alcântara como country manager. A partir daí, a empresa montou equipes de marketing e conteúdo – que hoje conta com 13 pessoas – e iniciou o contato com as editoras brasileiras.

Segundo a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, e-books e audiolivros representam apenas 6% do mercado editorial brasileiro. Dentro da produção digital, a participação do áudio chegou em 2022 a 12%. “Essa porcentagem é pequena porque até hoje muitos dos principais títulos não estavam disponíveis em áudio. Não havia essa opção”, argumenta Alcântara.

Segundo Adriana, o segmento ainda está nos estágios iniciais por aqui e foi preciso entender como o mercado funciona e o padrão dos ouvintes brasileiros antes de começar a operação. “Ao contrário de outros países onde já existem audiolivros disponíveis para simplesmente negociar e comprar, por aqui tivemos que produzir do zero muitos dos títulos que iremos oferecer. Isso exige fechar acordo com as editoras, trabalhar com estúdios de áudio, e todo esse tipo de trabalho”, disse em conversa com o PublishNews.

De acordo com a pesquisa Audible Compass de 2023, desenvolvida pelo grupo de pesquisas de mercado Kantar e encomendada pela Audible, 90% dos brasileiros ouvem conteúdo de áudio. Por isso, o plano da empresa é justamente fazer com que essas pessoas tenham a experiência com áudio ouvindo audiolivros. “Queremos ter certeza de que seremos vistos como uma oportunidade intermediária, fazer que nosso catálogo esteja disponível e acreditamos que com essa resiliência e, com sorte, fisgaremos mais ouvintes”, explica Alcântara.

A falta de oferta de audiolivros para os ouvintes brasileiros é um dos cenários que a Audible pretende mudar, e usando como exemplo o sucesso dos podcasts – o Brasil está entre os países que mais ouvem podcast no mundo –, a Audible entendeu que os brasileiros podem igualmente consumir audiolivros, só é preciso ter o produto. “Entendemos que provavelmente nosso público virá de duas rotas diferentes porque sabemos que os brasileiros já estão ouvindo muito conteúdo de áudio”, afirma Susan Jurevics, Chief Brand & International Officer da Audible. Segundo Jurevics, o diferencial da Audible será trazer muito conteúdo, e um conteúdo divertido, informativo e de alta qualidade. “Tivemos que nos preparar direito, é por isso que demoramos tanto”.

Para viabilizar o plano, a Audible quer oferecer conteúdo que vem sendo construído em parceria com 13 estúdios de produção e cerca de 500 pessoas – entre atores, narradores e diretores de teatro – que estão construindo audiolivros pensados para fisgar a atenção dos ouvintes.

Quem está na Audible?

As principais editoras do país: Intrínseca, Record, HarperCollins, Companhia das Letras, Sextante, Planeta, Globo, Rocco, Buzz, entre outras. “Estamos muito orgulhosos de dizer que temos as principais editoras do país no nosso catálogo. Isso é muito relevante”, comenta Adriana.

Em relação às editoras independentes, Adriana conta que a empresa tem conversado com diversas empresas. “É uma questão de trabalharmos juntos, compartilharmos informações e garantirmos que estamos aqui para colaborar e trabalhar juntos para fazer crescer este segmento. Acredito que no final das contas, à medida que implementamos o serviço, acho que todos irão embarcar e trabalhar conosco”.

Capa da Audible Brasil nesta terça-feira (3)
Capa da Audible Brasil nesta terça-feira (3)
A Audible chega com parcerias e números interessantes para ajudar o audiolivro decolar:

  • Mais de 600 mil títulos
  • 5 mil títulos em português
  • Mais de 14 mil horas de conteúdo
  • Mais de 500 vozes brasileiras
  • 1,5 mil produções da Audible no Brasil
  • 13 estúdios de produção
  • Parcerias com autores e atores renomados
  • Conteúdos em japonês, francês, inglês, espanhol, italiano.

Modelo de negócio

A Audible chega com uma oferta de 600 mil títulos, sendo 5 mil deles em português. Ao realizar a assinatura, o usuário tem acesso a 100 mil títulos de diversos idiomas e 4 mil títulos em português. Os outros 1 mil ficarão disponíveis no modelo à la carte.

O usuário pode testar o serviço por 30 dias e após esse período, pagar R$ 19,90 por mês. Caso seja assinante, também tem direito a 30% de desconto para compras de audiolivros do catálogo adicional.

“Sua assinatura não é apenas seu ingresso para 100 mil títulos em diversos idiomas e 4 mil títulos em português, mas também é seu cupom de desconto de 30%”, resume Adriana.

Além disso, os podcasts distribuídos para as plataformas também estarão disponíveis gratuitamente no Audible. “Acreditamos que esta é uma oferta importante porque, como mencionei, há um grande número de ouvintes de podcast aqui”, explica Susan. “Vemos essa oferta gratuita como uma oportunidade de poder contribuir e de fazer crescer a categoria no Brasil”.

Sobre o pagamento para as editoras, Adriana explica que os títulos são licenciados e assim como acontece em outras divisões da empresa, dependendo do desempenho, as editoras recebem os royalties vinculados às suas obras. “É um modelo muito semelhante com o qual os editores estão acostumados a trabalhar”, comenta.

Por enquanto, o plano da Audible é focar no catálogo e na oferta de audiolivros. “Quando começarmos a entender o que os brasileiros realmente estão consumindo, conseguiremos focar e priorizar o que é mais esperado. Até o momento, temos bons palpites e pesquisas, mas não sabemos, realmente como será exatamente”, afirma Jurevics.

“Em 25 anos de história, a Audible criou uma categoria de mídia e mudou a maneira como as pessoas consomem livros. Agora, os brasileiros vão entender o porquê disso e fazer parte dessa história”, disse Bob Carrigan, CEO da Audible, no evento da manhã desta terça.

Títulos disponíveis

A maioria dos títulos disponíveis em português foi produzida, escrita e interpretada por artistas de destaque do Brasil, incluindo atores e atrizes renomados, narradores e autores como:

  • 1984, narrado por Otávio Muller
  • Alice no País das Maravilhas, narrado por Gabz
  • Anne de Green Gables, narrado por Nathália Dill
  • Um teto todo seu, narrado por Clarice Falcão
  • Dom Casmurro, narrado por Marcos Palmeira
  • Drácula, narrado por Fabrício Boliveira
  • Ânsia Eterna, narrado por Tabata Contri
  • Nerd, escrito e narrado por Érico Borgo
  • Orgulho e Preconceito, narrado por Denise Fraga
  • Sexo em cativeiro, narrado por Maria Ribeiro
  • O Ateneu, narrado por Eduardo Moscovis
  • O Grande Gatsby, narrado por Tarso Brant
  • A filha primitiva, escrito por Vanessa Passos
  • O Cortiço, narrado por Maitê Proença
  • O seminarista, narrado por Daniel Munduruku
  • O morro dos ventos uivantes, narrado por Bianca Bin

O catálogo da Audible Brasil inclui ainda obras de autores brasileiros consagrados como Ana Claudia Quintana Arantes, Augusto Cury, Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Jr, Laurentino Gomes e Rita Lee. Best-sellers mundiais como a série Harry Potter narrada por Ícaro Silva, a trilogia de Senhor dos Anéis narrada por Mauro Ramos, e audiolivros de autores como Colleen Hoover, Jane Austen, Jenna Evans Welch, T. Harv Eker, entre outros.

[03/10/2023 12:00:00]