Apanhadão: livros de poesia e relações sociais ganham destaque na cobertura
PublishNews, Redação, 02/10/2023
Na Ilustríssima​, uma resenha do novo livro de Eucanaã Ferraz, e o caderno também publicou uma entrevista com Flavia Rios​, uma das organizadoras de 'Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas' (Perspectiva)

Eucanaã Ferraz, autor do novo 'Raio' (Companhia das Letras) | © Alexandre Sant'Anna
Eucanaã Ferraz, autor do novo 'Raio' (Companhia das Letras) | © Alexandre Sant'Anna
A cobertura de livros na Folha de S. Paulo neste fim de semana teve destaque. Na Ilustríssima, Gustavo Zeitel resenhou o novo livro de Eucanaã Ferraz, Raio (Companhia das Letras), Martim Vasques da Cunha indicou três novos livros que foram lançados recentemente nos EUA sobre relações sociais, e o caderno também publicou uma entrevista com Flavia Rios, uma das organizadoras do recente Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas (Perspectiva).

A coluna Painel das Letras noticiou que a Perspectiva vai inaugurar uma nova coleção com livros de crítica literária de literatura infantojuvenil, com organização de Isabel Lopes Coelho, Mell Brites e Renata Nakano. O jornal também publicou resenhas sobre as novas edições de livros de Agustina Bazterrica, Jorge Baron Biza, Alejo Carpentier e uma entrevista com Bruna Beber.

N'O Globo, autores brasileiros como Reinaldo Moraes, Samir Machado de Machado, Bruna Kalil Othero e Natalia Borges Polesse falaram sobre como escrever sobre sexo atualmente. O jornal ainda publicou uma resenha sobre Paraíso (Companhia das Letras), livro do Prêmio Nobel de Literatura Abdulrazak Gurnah e entrevistou o escritor norte-americano George Saunders.

No Estadão, na coluna 1 Livro por Semana, Maria Fernanda Rodrigues indicou os contos de As velhas (Jandaíra), de Adilia Belotti. Na Coluna Literária, do Jornal Commercio, Fabio Lucas falou sobre a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que começa sua edição 2023 nesta sexta-feira (6).

Já o caderno Pensar, do Estado de Minas, entre outras matérias, detalhou a chegada do novo selo Alegriô, da editora Aletria, voltado para histórias de origem indígena e africana, e também entrevistou o tradutor e pesquisador Frederico Lourenço, sobre suas traduções da Bíblia.

No Valor, a indicação de livros sobre carreira e gestão; a Zero Hora fez um mapeamento das livrarias em Caxias do Sul (são 68 na região), e a BBC explicou por que cientistas e pesquisadores defendem o uso do livro de papel, e não digital, nas escolas.

Tags: Apanhadão
[02/10/2023 08:40:00]