Booker Prize seleciona seis finalistas inéditos
PublishNews, Talita Facchini, 22/09/2023
Entre os seis nomes que continuam na disputa, dois são estreantes: Chetna Maroo e Jonathan Escoffery; vencedor será conhecido em 26 de novembro

O Booker Prize, prêmio que consagra a melhor obra de ficção escrita em inglês no Reino Unido ou Irlanda, anunciou nesta quinta-feira (21) os seis finalistas da sua edição de 2023.

Descrita pelo júri como uma lista “vibrante e elétrica”, todos os seis nomes nunca tinham sido finalistas do prêmio, e dois deles são estreantes também na literatura. “Embora cheios de esperança e amor, os livros abordam muitas das preocupações mais prementes de 2023: alterações climáticas, imigração, dificuldades financeiras, perseguição de minorias, extremismo político e erosão das liberdades pessoais”, descreveu o júri. Nenhum dos selecionados tem obras publicadas no Brasil.

Os dois estreantes são a queniana Chetna Maroo, com a obra Western Lane, e Jonathan Escoffery, com If I survive you.

Romance de estreia de Maroo, Western Lane fala sobre luto e irmandade ao contar a história de Gopi, de 11 anos, que após a morte da mãe é inscrita pelo pai em um regime de treinamento silenciosamente brutal, e o jogo se torna seu mundo.

If I survive you se passa em 1979. Enquanto a violência política consome sua terra natal, uma família foge para Miami. Mas eles logo aprendem que as boas-vindas na América estarão longe de ser calorosas. Ao longo da história, os irmãos Trelawny e Delano enfrentam os obstáculos espalhados pelo seu caminho – um pai pouco confiável, o racismo, uma crise financeira e o furacão Andrew – e se veem confrontados um com o outro.

Também estão na lista Paul Harding, que já ganhou o Pulitzer de Ficção em 2010, e agora concorre com This other Eden, romance que celebra as esperanças, os sonhos e a resiliência daqueles que não se encaixam em um mundo brutalmente intolerante às diferenças; e Paul Murray, que já chegou a ser semifinalista do Booker Prize, e dessa vez segue na disputa com The bee sting, uma obra tragicômica que acompanha os apuros dos integrantes da família Barnes.

Completam a lista Sarah Bernstein com Study for obedience, que explora temas como preconceito, abuso e culpa através dos olhos de um narrador não confiável; e Paul Lynch com Prophet song, obra na qual uma mãe é forçada a fazer o que for preciso para manter a sua família unida.

Todos os finalistas recebem £ 2,5 mil e o vencedor, que ganhará £ 50 mil, será conhecido em 26 de novembro.

Os seis finalistas do Booker Prize 2023:

  • The bee sting, de Paul Murray
  • Western Lane, de Chetna Maroo
  • Prophet song, de Paul Lynch
  • This other Eden, de Paul Harding
  • If I survive you, de Jonathan Escoffery
  • Study for obedience, de Sarah Bernstein
Tags: Booker Prize
[22/09/2023 09:00:00]