Biblioteca Pública do Paraná lança o Prêmio Paraná de Literatura 2023
PublishNews, Redação, 21/09/2023
Interessados de todo o país podem realizar as inscrições para o prêmio até 10/11; o vencedor de cada categoria receberá a quantia de R$ 30 mil

A Secretaria de Estado Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), lança nesta quinta-feira (21) o Prêmio Paraná de Literatura 2023. Criado para fomentar a produção e circulação de livros inéditos, o concurso literário vai selecionar obras em quatro categorias: Romance, Contos, Poesia e Infantil.

O vencedor de cada categoria receberá a quantia de R$ 30 mil e terá sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de novembro de 2023, às 18h, pelo site do Sistema de Informações da Cultura — assim como o edital com as regras e instruções — que estão disponíveis clicando aqui.

As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e 20 membros (cinco para cada categoria).

“O Prêmio Paraná de Literatura se consolidou como uma das principais premiações do Brasil. Tenho certeza de que este ótimo início é fundamental para a permanência do concurso no calendário da literatura brasileira. Leitores e escritores só têm a ganhar com o fortalecimento dos prêmios em todo o país”, afirma Luiz Felipe Leprevost, diretor da BPP.

A divulgação do resultado e a entrega dos prêmios ocorrerão em datas a serem oportunamente divulgadas nos sites da BPP, Secretaria de Cultura do Paraná e Diário Oficial do Estado.

[21/09/2023 10:00:00]