
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (20), Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, enfatizou “a crescente importância do posicionamento intelectual e artístico em um tempo em que a incerteza pode ser vista em todos os lugares na economia, na política e até na esfera cultural. Do seu início no pós-guerra até hoje, a Feira do Livro de Frankfurt se posiciona pela troca democrática e por interações em um ambiente pacífico e seguro. Somos a feira da democracia”.
Em vários eventos durante os cinco dias, o destaque irá para os assuntos políticos e sociais mais urgentes.
No palco principal do icônico Pavilhão de Frankfurt, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, e a Prêmio Nobel da Paz, das Filipinas, Maria Ressa, discutirão a situação atual e o futuro dos direitos humanos. Também nesse palco, a cantora israelense Liraz, que canta em farsi e cujas canções a identificaram com o movimento das mulheres iranianas, fará um concerto na quinta-feira à noite.
No palco internacional, em um evento intitulado "A era do aquecimento global – o que podemos fazer?", especialistas das Nações Unidas abordarão o tema das mudanças climáticas e incentivarão as pessoas a passar da análise para a ação. A ativista climática e co-fundadora do movimento Last Generation, Lea Bonasera, também estará presente em Frankfurt. Juntamente com outros ativistas, ela participará do programa "SHEROES - Streiterinnen für die Zukunft" (SHEROES - Lutadoras pelo Futuro) no palco literário organizado pelas emissoras ARD, ZDF e 3sat. Autores convidados para participar este ano incluem a ex-ativista do FEMEN Zana Ramadani e a especialista em IA Mina Saidze.
Outros eventos literários contarão com o vencedor do Booker International, Georgi Gospodinov, o tradutor Tim Mohr e a escritora Diaty Diallo. Todos os dias, das 10h às 18h, novas obras serão apresentadas no palco literário organizado pela ARD, ZDF e 3sat. Moderadores conhecidos na Alemanha, como Bärbel Schäfer, Denis Scheck, Knut Cordsen, Mona Ameziane, Thea Dorn, Katty Salié, Jo Schück, Vivian Perkovic e Gert Scobel se encontrarão com autores ilustres.
De sexta-feira a domingo, em diversos palcos espalhados pelo recinto da feira, o Festival Infantil de Frankfurt reunirá grandes nomes do mundo da literatura infantil e juvenil. Entre as estrelas programadas para aparecer estão Margit Auer e Cornelia Funke, juntamente com Benjamin Lacombe e Ursula Poznanski. O aniversário de Otfried Preußler (ele teria completado 100 anos em 20 de outubro de 2023) também será devidamente celebrado. A área "Conheça o Autor" no Hall 4.1 é um novo local de eventos que permite que autores e fãs interajam em um ambiente informal.
A equipe responsável pela participação da Eslovênia como Convidada de Honra promete um grande espetáculo para a feira deste ano. Cerca de 75 autores e criativos comporão a delegação do país, que existe como estado independente há apenas 32 anos. Haverá mais de 30 editoras e instituições exibidoras, uma exposição de ilustradores e um programa abrangente com mais de 70 eventos no Pavilhão do Convidado de Honra. Entre os destaques, estará uma conversa entre Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, e Aleksander Čeferin, presidente da organização de futebol da UEFA. A poesia será o foco da Eslovênia na feira, que tem como lema "Colmeia de Palavras".
O programa do Convidado de Honra também terá um segundo foco: a filosofia. Teóricos da Escola de Frankfurt de Teoria Crítica e da Escola de Psicanálise e Filosofia de Liubliana se reunirão na Universidade Goethe em Frankfurt para discutir diferentes abordagens à crítica da ideologia. Também aguardado com grande expectativa é o programa especializado organizado pelo estudioso da publicação Miha Kovač, que examinará de forma interdisciplinar o tema "Leitura em Níveis Superiores". Um destaque cultural no programa do Convidado de Honra será o concerto da banda mais famosa da Eslovênia, Laibach, que apresentará a "Sinfonia Histórica Alamut" na Jahrhunderthalle, junto com artistas iranianos e a Orquestra Sinfônica da RTV Eslovênia. O trabalho intercultural é baseado no romance de 1938 de Vladimir Bartol.
A Feira espalhada pela cidade
Para marcar seu 75º aniversário, a Feira do Livro de Frankfurt está organizando eventos especiais que colocam o foco em si mesma e que incluem os residentes de Frankfurt na celebração da "sua" feira do livro. Usando o slogan "E a história continua", a campanha apresentará lembranças de marcos históricos e uma prévia dos próximos capítulos.
Antes da feira, diferentes promoções aparecerão em várias formas em toda a cidade. A publicidade em ônibus e pontos de ônibus em Frankfurt abordará potenciais visitantes e transeuntes, enquanto mensagens no aeroporto e na estação principal de trem receberão os passageiros que chegam. De acordo com a organização da feira, toda Frankfurt se transformará em uma "cidade literária" até o final de setembro, quando suas estantes de livros públicos serão adornadas com o logotipo da feira do livro deste ano. Envelopes amarelos serão escondidos dentro das estantes de livros, contendo ingressos para a feira e outros prêmios.

Na segunda-feira, 16 de outubro, a Praça São Paulo de Frankfurt (Paulsplatz) se transformará em um "mundo de contos de fadas": 75 cadeiras serão colocadas ao redor da praça, cada uma contendo um QR Code vinculado a uma lembrança pessoal da feira do livro. Figuras conhecidas estarão entre os contadores de histórias, assim como visitantes da feira e pessoas que trabalham nos bastidores.
The preview press conference for the 75th Frankfurter Buchmesse (18-22 October) took place today. You can find information on the main topics and highlights of the Fair in the accompanying press release https://t.co/QWKRLJibKg and in our press kit for #fbm23. pic.twitter.com/h4aBi3mzJd
— FrankfurterBuchmesse (@Book_Fair) September 20, 2023