Biblioteca Mário de Andrade celebra quarto centenário de publicação de Shakespeare com exposições
PublishNews, Redação, 15/09/2023
Atividades ocorrem no mês de setembro, com mostra de filmes, palestra, curso e exposição de livros raros

Ao longo do mês de setembro, a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), juntando-se a uma agenda de ações comemorativas em nível mundial, promove uma série de atividades gratuitas em comemoração aos 400 anos do chamado First Folio de William Shakespeare (1564-1616). Lançada em 1623, a publicação reuniu pela primeira vez as obras do dramaturgo inglês e permitiu a perpetuação de algumas de suas peças mais importantes, como Macbeth (1605) e a A Tempestade (1611), que desta forma ultrapassaram o contexto primeiro de encenação.

A partir do dia 16 de setembro, sábado, acontece o ciclo de filmes “Shakespeare Adaptado”, com clássicos do cinema baseados nesta literatura que se prestou a diversas transposições, adaptações e releituras. Sempre ao ar livre, no terraço da instituição são exibidos longas como “Trono Manchado de Sangue” (1957), de Akira Kurosawa e “Hamlet” (1948), de Laurence Olivier, este último em cópia 16 mm.

O encerramento da série se dá no dia 30 de setembro, sábado, com a palestra '400 anos do primeiro fólio de Shakespeare', em que a professora de literatura Fernanda Medeiros se une a Ricardo Cardoso para apresentar em detalhes a publicação, recuperando os atores e amigos de Shakespeare que participaram do processo. Após a palestra, Cardoso lidera uma leitura dramática de Romeu e Julieta (1597).

Complementa a programação uma mostra de livros de Shakespeare pertencentes à Seção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca, uma das coleções do gênero mais importantes do país. Entre os títulos exibidos, tem destaque uma edição de 1767 das obras completas do autor.

[15/09/2023 11:30:00]