'Os Karas', de Pedro Bandeira, ganhará adaptações para o audiovisual
PublishNews, Redação, 14/09/2023
Grande nome da literatura infanto-juvenil, Pedro Bandeira terá obras adaptadas para cinema, televisão e videogames

Pedro Bandeira © Marcus Leoni
Pedro Bandeira © Marcus Leoni
A Scriptonita Films e a Conspiração se uniram ao escritor Pedro Bandeira para a produção de séries e longas-metragens baseadas na série de livros mega-seller Os Karas. Composta por seis livros, as aventuras de Miguel, Calú, Magri, Crânio e Chumbinho serão adaptadas pelos criadores Luca Paiva Mello e André Catarinacho, com produção executiva de Juliana Capelini e Renata Brandão. A primeira obra audiovisual prevista para chegar ao público é uma série de ficção adaptada a partir do livro inaugural de Os Karas: A Droga da Obediência (Moderna), sucesso editorial com mais de 7 milhões de exemplares vendidos desde o seu lançamento em 1984.

Com 130 livros publicados e quase 30 milhões de exemplares vendidos, Pedro Bandeira é um dos grandes nomes da literatura infanto-juvenil brasileira. Este ano, ele será o homenageado como Personalidade Literária pela 65ª edição do Prêmio Jabuti. Além da série, dois longas-metragens, um videogame e novos lançamentos editoriais baseados na obra de Bandeira também estão a caminho.

“Adaptar Pedro Bandeira para as telas é um sonho da Scriptonita desde a sua fundação e trabalhar com uma das maiores propriedades intelectuais brasileiras é um privilégio. André e eu estamos empolgados e nossas experiências conjuntas somadas - “Bugados”, “Julie e os Fantasmas” e “Juacas” - nos dão a certeza de que a adaptação de Os Karas será um marco para o audiovisual infantojuvenil. E ter ao nosso lado uma produtora classe-mundial como a Conspiração Filmes é sem dúvida a parceria perfeita para isso. Estamos ansiosos para ver o impacto que a releitura da obra para os dias atuais irá provocar”, afirma Luca, sócio-fundador da Scriptonita.

"É uma honra imensa para nós trabalhar na adaptação dessas aventuras que marcaram tantas gerações de leitores brasileiros, transformando-as em entretenimento audiovisual sofisticado, de alto nível artístico e técnico. Na Conspiração, criamos entretenimento infantojuvenil desde o começo da nossa história e adquirimos uma vasta experiencia produzindo mais de 20 temporadas de DPA, hoje a maior série do gênero no país. Vamos unir toda essa nossa expertise com a criatividade dos nossos parceiros da Scriptonita para fazer que essa marca possa atingir um público ainda maior no Brasil e no exterior", diz Juliana Capelini, Diretora Executiva da Conspiração.

“Levar Os Karas para as telas provocou o interesse de muitos produtores ao longo dos anos. Mas só agora com a Scriptonita – a mais original no desenvolvimento de projetos para o público infantojuvenil, e a Conspiração, uma das mais conceituadas produtoras do planeta, formamos a equipe que eu sempre sonhei. Costumo dizer a eles que só espero duas coisas: que o projeto seja sensacional e que seja um grande sucesso. E pra mim está claro que vamos conseguir”, afirma Bandeira.

O projeto de adaptação de Os Karas ainda está sendo negociado com players, canais e plataformas.

[14/09/2023 10:00:00]