Apanhadão da semana: aumento da crise interna na Secretaria de Educação
PublishNews, Redação, 08/09/2023
Governo Tarcísio apresenta recuos em mais medidas na pasta e coordenador pedagógico da Educação deixa cargo; jornais mercados editorial e de jornalismo se unem em iniciativa global inédita sobre IA

Tarcísio @ Marco Galvão/Alesp
Tarcísio @ Marco Galvão/Alesp
Desde a intensa repercussão negativa do anúncio da adoção de material 100% digital para parte considerável dos alunos da rede pública, a Secretaria de de Educação do governo Tarcísio tem vivido uma crise interna, com diversos recuos nos anúncios da Educação. O Uol publicou o mais recente deles que aconteceu essa semana, quando o governador voltou atrás na resolução de que alunos que faltassem 15 dias seguidos sem justificativa seriam excluídos do sistema estadual. O Estado publicou no Diário Oficial na quarta (06), novas ações para a busca ativa a partir do terceiro dia de ausência.

A crise foi aprofundada com a queda do coordenador pedagógico da Educação de São Paulo, Renato Dias, considerado 'nº 2' de Feder. O Estadão apurou que a saída do coordenador ocorreu principalmente por conta de erros encontrados no material didático próprio do governo, enviado as escolas por meio de slides.

A discussão em torno da regulamentação de inteligência artificial voltou a ser discutida com a difusão de um documento lançado pelos mercados editorial e de jornalismo. Na matéria do Globo, 26 organizações internacionais, inclusive a brasileira ANJ (Associação Nacional de Jornais) da qual fazem parte jornais como O Estado de S. Paulo, Globo, Valor Econômico— se uniram na iniciativa "Princípios Globais para a Inteligência Artificial". O documento tem como objetivo orientar a criação, implementação e a regulamentação de sistemas de IA, a fim de formular uma estrutura ética e responsável dentro do setor.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou que a campanha "Ler tá no sangue", promovida pelo Hemorio em parceria com a GL Events Exhibitions e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), organizadores da Bienal do Livro Rio, arrecadou 730 bolsas de sangue e apontou um aumento de 21% nas doações, em comparação com o mesmo período no ano passado.

No Dia da Alfabetização (08), o portal de notícias R7 fala sobre como o prazer pela leitura pode ser usado como ferramenta contra a desigualdade. Na BBC, uma reportagem sobre como Paulo Freire virou pivô de disputa com queima de livros didáticos no México.

No caderno Pensar, do Estado de Minas, a história da Livraria e Sebo Horizonte, que vende livros de R$ 5 a conjuntos de pergaminhos de R$ 25 mil.

Tags: Apanhadão
[08/09/2023 10:00:00]