A Amazon Brasil, em parceria com a HarperCollins, anunciou, durante o primeiro final de semana da Bienal do Livro Rio 2023, o lançamento do novo Prêmio Amazon de Literatura Jovem – confira o edital.
A primeira edição do prêmio busca reconhecer e celebrar os autores independentes e suas obras, promovendo a diversidade, a criatividade e o talento dos escritores que publicaram seus livros por meio do Kindle Direct Publishing (KDP) – ferramenta que permite que autores e editoras publiquem suas obras de forma fácil, rápida e gratuita na Amazon.
A obra premiada irá atribuir ao vencedor(a) o prêmio de R$ 35 mil, sendo R$ 10 mil deste valor em adiantamento de royalties pela HarperCollins, que publicará uma edição exclusiva em um novo selo para o setor Jovem-Adulto, a ser lançado em 2024.
O prêmio também irá contemplar mais duas experiências exclusivas: o grande vencedor terá um encontro especial com autores do segmento da editora e todos os cinco finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos a outras áreas da Amazon Brasil, como Prime Video, ampliando horizontes e oportunidades.
As inscrições serão abertas no dia 11 de setembro até 31 de dezembro, dando a oportunidade para autores de todas as regiões do Brasil submeterem suas obras para avaliação. O anúncio do vencedor será feito em maio do ano que vem, após as obras serem analisadas por uma comissão julgadora, pela HarperCollins e por um júri especial.
A bancada de jurados é composta por grandes nomes do mercado editorial nacional: Stefano Volp, Vitor Martins e Taissa Reis. A obra vencedora terá sua versão física publicada pela HarperCollins no segundo semestre de 2024.
“Estamos muito felizes com este novo anúncio. A Amazon Brasil acredita no poder das histórias para inspirar, transformar e conectar pessoas de todas as origens, tendo as premiações como ferramentas para o impulsionamento de novos talentos. Acreditamos que a literatura jovem tem grande potencial de continuar crescendo e investir neste segmento é parte do compromisso da Amazon Brasil em difundir cada vez mais a literatura no país”, afirma Ricardo Perez, Gerente-Geral de Livros da Amazon Brasil.
“A HarperCollins está muito empolgada. Literatura jovem é uma linha que vamos expandir e fortalecer no próximo ano, e o prêmio vai ser uma ótima oportunidade para nos conectarmos com os autores e o público leitor desta área”, complementa Julia Barreto, editora da HarperCollins.