Convenção Nacional de Livrarias será importante para conectar livrarias e editoras, diz Marcus Teles
PublishNews, Redação, 23/08/2023
No evento, nos dias 30 e 31 de agosto, será divulgado o Anuário Nacional de Livrarias, com dados sobre o setor

Marcus Telles, à esquerda, na Convenção de Livrarias da ANL em 2022; edição de 2023 será no Rio | © ANL
Marcus Telles, à esquerda, na Convenção de Livrarias da ANL em 2022; edição de 2023 será no Rio | © ANL
A 31ª Convenção Nacional de Livrarias será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, antecedendo a programação oficial da Bienal do Livro Rio, daqui uma semana. Neste ano, o evento tem como sede a cidade do Rio de Janeiro, com um encontro presencial na Academia Brasileira de Letras (Av. Pres. Wilson, 203 - Centro, Rio de Janeiro / RJ). Com o tema Mais Livros, Mais Livrarias, o destaque da programação será a presença de Gilberto Gil, que, ao lado da esposa Flora, falará sobre sua obra. Segundo a Associação Nacional de Livrarias, hoje são mais de 2,9 mil livrarias no Brasil – uma pequena queda de 2% em relação há 10 anos.

Realizada pela ANL, a Convenção propõe uma troca de experiências entre livreiros, editores e parceiros. A edição de 2023 vai celebrar a resiliência do setor, destacando as estratégias criativas que ajudaram a impulsionar o mercado nacional.

"Esta é a edição com mais inscrições, que já estão esgotadas", celebra o presidente da ANL, Marcus Teles. "No primeiro dia, teremos o balanço do andamento da Lei Cortez e as entidades falarão sobre a importância da aprovação. É possível que Gil fale sobre o lançamento dos seus novos livros pela Martins Fontes. Vale destacar que na quinta-feira (31) também terá um resumo sobre as demandas do mercado do livro. Para a ANL é importante fazer a convenção antes da Bienal para fazer essa ligação entre as editoras e livrarias".

Além de Gilberto e Flora Gil, a programação da Convenção inclui nomes como o do jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro, do escritor Ignácio de Loyola Brandão, e do autor best-seller e ex-CMO do McDonald’s, João Branco. Discussões sobre boas práticas e modelos de negócios, visão das editoras e metadados também completam a agenda.

Outra novidade do evento neste ano será o lançamento da 5ª edição do Anuário Nacional de Livrarias, desenvolvido e coordenado pela ANL. O projeto oferece uma listagem atualizada de livrarias existentes no país, organizada por regiões geográficas, municípios e estados. O intuito desta edição também foi obter a segmentação principal das livrarias, de acordo com a instituição

A programação completa da 31ª Convenção Nacional de Livrarias está disponível no site oficial da ANL: https://www.anl.org.br/v1/prog...

A 31ª Convenção de Livrarias tem o apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro. Patrocínio Master de Catapulta, Faro Editorial, Global Editora, Librum Editora, RPS Eventos e Editora On-Line. Patrocínio Ouro de Alta Books, Editora Krauss, Metabooks (MVB), Transpo Express e Todolivro Editora. Apoio Comercial Prata de Ciranda Cultural, Harper Collins Brasil, Distribuidora Loyola, Editora WMF Martins Fontes e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), PAE Editora, Bom Bom Book’s Editora. Apoio Comercial Bronze da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo (ABIGRAF-SP), Distribuidora Catavento, Nielsen BookData, Inovação Distribuidora, Editora DCL e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com apoio de Mídia do PublishNews.

31º Convenção Nacional de Livrarias – 'Mais Livros, Mais Livrarias'

Data: 30 e 31 de agosto

Local: Academia Brasileira de Letras - Av. Pres. Wilson, 203 - Centro, Rio de Janeiro

Mais informações: https://www.anl.org.br/

[23/08/2023 11:23:22]