22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem cerimônia de abertura no Theatro Pedro II
PublishNews, Redação, 11/08/2023
A programação da FIL​ ocorre de 12 a 20 de agosto, em 16 locais da cidade, com mais de 400 atividades gratuitas

Theatro Pedro II é um dos palcos da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto | © FIL
Theatro Pedro II é um dos palcos da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto | © FIL
Uma das maiores feiras literárias do Brasil vai começar. A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será aberta oficialmente nesta sexta-feira (11), a partir das 19 h, em cerimônia no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro, Ribeirão Preto / SP). A participação é gratuita e os convites devem ser retirados, antecipadamente, na bilheteria do espaço. A programação da FIL ocorre de 12 a 20 de agosto, em 16 locais da cidade.

A cerimônia contará com a apresentação “A música como elo entre diferentes estilos musicais”, do Coral da Unaerp, que traz como repertório diversos gêneros musicais e uma homenagem especial a Gilberto Gil, autor homenageado da 22ª FIL. O coral tem regência de Cristina Modé.

Às 20h, na Sala Principal do teatro, a cerimônia segue com intervenções artísticas e uma condução poética a partir do repertório dos homenageados desta edição – cantor e compositor Gilberto Gil (autor), o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (autor Educação - in memorian), as escritoras Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Luiza Romão (autora local), e as trajetórias de Madelaine Pires (professora) e do patrono da feira, Danilo Santos de Miranda, filósofo e sociólogo, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo.

Com o tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”, a 22ª edição da FIL apresenta uma programação que visa evidenciar os extremos opostos, ressaltando a força da literatura em sua condição de elo entre as temáticas que movem a humanidade. São mais de 400 atividades gratuitas.

Ao escolher esse tema central para a FIL de 2023, a proposta da curadoria foi abrir espaço para debates que permitam a pluralidade temática. “Uma questão em especial nos pautou: os opostos estão ali posicionados naturalmente ou levados por movimentos sociais, culturais e econômicos? A partir desta indagação queremos expandir a amplitude das reflexões”, explica Adriana Silva, curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Para ela, as extremidades estão em todos os espaços: “entre a guerra e a paz, entre a terra e a água, entre homem e mulher, com destaque para as diferenças e para as igualdades, extremos possíveis de serem ressignificados em todos os momentos e influenciados pelos referenciais de cada debatedor”, afirma.

Dulce Neves, presidente da Fundação, diz que o objetivo balizador da agenda do evento é analisar os extremos a partir da literatura e das artes em geral, foco que, segundo ela, é fundamental em toda a história da FIL. “A feira sempre estimulou a formação de novas gerações de leitores. Nesta edição, a ideia é oferecer argumentações e trocas variadas, que possam aumentar o repertório cultural dos participantes”, destaca. Ela comenta que o evento também cumprirá seu papel de garantir aos estudantes do ensino fundamental o direito à leitura. “Além disso, as crianças contarão com a possibilidade de compra do seu livro durante a visita à feira, através do cheque livro liberado pelo Governo do Estado de São Paulo, o que estimula a prática da leitura e o gosto pelo livro”, comenta a presidente da Fundação.

Abertura oficial da 22ª FIL

Data: 11 de agosto (sexta-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: Theatro Pedro II - Rua Álvares Cabral, 370, centro de Ribeirão Preto (SP).

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroele...

[11/08/2023 09:20:00]