
A Gente – que aparece em segundo lugar no ranking das editoras, atrás apenas do Grupo Companhia das Letras – emplacou ainda O poder do ânimo, de Maurício Souto, na categoria Autoajuda. No livro, o autor e palestrante busca demonstrar "uma energia especial, contagiante e vital que nos move em direção ao futuro que desejamos, à realização dos nossos sonhos: o ânimo".
Outro escritor que marca agora seu retorno à Lista de Mais Vendidos é André Vianco, com o livro À deriva (Lucens). O livro é uma continuação de A noite maldita – que também aparece na Lista – e se passa em parte numa São Paulo que foi tomada por vampiros.
Já em Não ficção, Oppenheimer (Intrínseca), de Kai Bird e Martin J. Sherwin, faz sua estreia na Lista. O livro narra a vida do cientista a partir de pesquisas, milhares de registros e cartas encontrados em arquivos nos EUA e no exterior, em relatórios do FBI e em cerca de uma centena de entrevistas com amigos, parentes e colegas. "Ao longo das páginas, acompanhamos os primeiros anos escolares dele; a ida para Berkeley, Califórnia, onde estabeleceu, durante a década de 1930, a principal escola norte-americana de física teórica e se envolveu profundamente com causas de justiça social e muitos adeptos do comunismo; o período em Los Alamos, Novo México, onde transformou um ermo planalto escarpado no laboratório de armas nucleares mais potente do mundo — e onde ele próprio foi transformado", segundo a editora.
Dois outros livros aparecem pela primeira vez na categoria. Nação dos pais (Alta Life), de Dana Susukind e Lydia Denworth, explora a formação das crianças nos primeiros anos da infância, e Morte e vida de grandes cidades (Martins Fontes), de Jane Jacobs, fala sobre funções de diversos elementos urbanos.
Na categoria Negócios, também duas novidades: Newgotiation para profissionais de saúde (Alta Books), de Nazareth Ribeiro, Yann Duzert e Frank Vram Zerunyan, e Deixe de ser pobre (Maquinaria Editorial), de Eduardo Feldberg.
Chamada aberta para novas livrarias
O PublishNews segue com chamado aberto para todas as livrarias, físicas ou virtuais, interessadas em terem seus números computados na Lista de Mais Vendidos do canal. Em parceria com a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias –, a plataforma de notícias dá um passo para aumentar a representatividade entre as novas lojas do país, atendendo a um pedido frequente de profissionais e empresários do mercado editorial.
As inscrições vão só até o domingo, 30 de julho. Podem se inscrever tanto livrarias físicas como virtuais. Para participar do processo, é preciso que a empresa interessada preencha este formulário e cumpra os seguintes requisitos:
- Ser uma livraria formalizada;
- Ter sistema integrado à Bookinfo (é grátis, procure a Bookinfo);
- Emitir nota fiscal.