As inscrições vão até 30 de julho. Podem se inscrever tanto livrarias físicas como virtuais. Para participar do processo, é preciso que a empresa interessada preencha este formulário e cumpra os seguintes requisitos:
- Ser uma livraria formalizada;
- Ter sistema integrado à Bookinfo (é grátis, procure a Bookinfo);
- Emitir nota fiscal.
Entre as informações solicitadas no formulário, estão CNPJ, nome e contato da pessoa responsável, nome do sistema utilizado e uma pequena justificativa (Por que a livraria deve fazer parte da Lista de Mais Vendidos do PublishNews?).
A partir do cadastro, o PN vai selecionar, em um primeiro momento, 20 livrarias. Elas passarão por uma breve consultoria comandada pela Bookinfo, que explicará como funciona o cadastro das obras e outros detalhes. A ideia é que, num futuro próximo, o número de lojas aumente ainda mais, dependendo da adesão das livrarias espalhadas pelo Brasil.
"A Lista de Mais Vendidos do PublishNews é referência para o mercado. E, sendo referência, dobra a necessidade de se aprimorar como ferramenta, mapeando com eficácia mais pontos de venda e tendo maior controle e precisão em relação às informações coletadas”, avalia Ricardo Arcon, diretor-executivo do PN.
“O mercado editorial caminha para um futuro cada vez mais justo, sério, eficaz e transparente. Fazer com que os dados que abastecem a Lista estejam totalmente integrados e automatizados é algo que se conecta a esses valores”, diz Eduardo Cunha, diretor da Bookinfo.
Há mais de 10 anos o PublishNews computa semanalmente os livros mais vendidos nas principais livrarias do país, tendo como diferencial a transparência de revelar os números de exemplares vendidos. Livrarias como Leitura, Curitiba, Travessa e Martins Fontes fazem parte da contagem semanal, publicada toda quinta-feira à noite.
O surgimento de novas livrarias, a crescente busca por bibliodiversidade e os inúmeros pedidos de profissionais e empresários do ramo formaram a tempestade perfeita para que o PublishNews decidisse ampliar a participação de lojas e redes na Lista.