Apanhadão da semana: Presidente do IBGE rebate críticas com postagem de capa de livro
PublishNews, Redação, 28/07/2023
Economista e professor da Unicamp Marcio Pochmann usou um livro para se manifestar sobre as críticas que recebeu na imprensa

Pedro França @ Agência Senado
Pedro França @ Agência Senado
O Estado de S. Paulo publicou uma nota sobre a primeira postagem do economista e professor Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), após sua nomeação receber críticas nos jornais brasileiros. Pochmann publicou a capa do livro O professor é o inimigo: uma análise sobre a perseguição docente no Brasil (Mórula Editorial) e escreveu: "Interessante abordagem de como opera a coalizão neoconservadora".

Na Folha de S. Paulo, uma matéria reuniu os grupos de intelectuais negras que criam espaços de pesquisa e de acolhimento em São Paulo e no Rio. Dentre alguns exemplos estão a Casa Escrevivência, de Conceição Evaristo, que agora se junta às iniciativas Casa Sueli Carneiro e Espaço Feminismos Plurais, de Djamila Ribeiro.

Também na Folha, uma nota sobre a revista 'Mil Grau', que revive coletâneas de contos na Perifacon para resgatar o prazer pelos gibis; e um perfil sobre Pedro Vinicio, autor do livro com memes de 'desenho ruim'. Em uma resenha, o jornal mostra como o autor Antonio Pedro Melchior analisa a resistência de juristas brasileiros ao autoritarismo em seu novo livro. No blog Era uma vez, Bruno Molinero lista 5 livros infantis para percorrer o Brasil além de São Paulo e Rio. Na Ilustrada, uma entrevista com o Christian Cravo, cujo novo fotolivro reúne imagens de natureza e animais 'pré-humanas', na África.

O G1 noticiou a chegada de livros de autores piauienses na Biblioteca do Congresso Americano, considerada a maior do mundo. Saiu lá também uma notícia sobre o livro sagrado indiano que influenciou o cientista Robert Oppenheimer. O físico chegou a aprender sânscrito para compreender a obra em seu idioma original.

O Globo falou sobre o papel da banca no Humaitá como espaço dedicado às crianças, com o lançamento de livros infantis e sessões de autógrafos dos autores.

Já o Guia do Estudante listou 6 livros de autores brasileiros contemporâneos para compreender as distintas realidades do país.

Tags: Apanhadão
[28/07/2023 11:00:00]