
A entrada da empresa dona do TikTok no mercado editorial tem ocorrido de forma gradual desde o início do ano. A ByteDance registrou a marca com o departamento de Patentes dos Estados Unidos (US Patent and Trademark) em abril deste ano. O acordo prevê que a empresa forneça um leque de serviços dentro do processo de publicação, incluindo impressão, produção de e-books e também audiolivros.
De acordo com a descrição, a editora também criaria um ecossistema em que comunidades virtuais poderiam participar de discussões, dar avaliações e conversar entre si.
Uma fonte em contato com o Bookseller relata uma tentativa de abordagem, mas que preferiu recusar devido à falta de transparência da empresa em garantir os canais de distribuição para a publicação de seu livro de romance e fantasia. Foi oferecido ao autor o valor de $3,500 adiantado pela compra do título, e inicialmente a comercialização do livro seria digital, com impressão limitada sob demanda até que a plataforma de compras online do TikTok estivesse pronta para funcionamento.
O autor entrevistado também se mostrou preocupado com a conexão da editora ao TikTok, considerando que ambos são propriedade da ByteDance. Para o entrevistado: ”BookTok é uma comunidade construída com base na autenticidade, e o motivo que ela alavanca vendas é porque os leitores ficam entusiasmados com livros que amam. Se a editora entrar nesse espaço e impulsionar seus próprios conteúdos para viralizar, isso prejudicará a autenticidade do BookTok? Eu fiquei tentado, porque o TikTok vende livros, mas escolhi não aceitar a oferta”.
Em maio de 2023, a comunidade BookTok já tinha alcançado mais de 14 milhões de visualizações no Brasil.