Apanhadão da semana: Itamar Vieira Junior volta a acusar crítica literária de racismo
PublishNews, Redação, 14/07/2023
Veja as notícias da semana relacionadas ao mundo do livro e do mercado editorial publicadas pelos principais jornais do Brasil

Itamar Vieira Junior | © Adenor Gondim
Itamar Vieira Junior | © Adenor Gondim
Nesta semana, o portal Metrópoles fez uma entrevista com Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado (Todavia), sobre, entre outros assuntos, as críticas negativas ao seu novo livro Salvar o Fogo (Todavia), e à própria postura de Itamar diante das críticas à sua obra. Itamar afirma sentir racismo no meio literário por parte de colegas, editoras e dos prêmios.

Itamar já havia publicado um texto em sua coluna na Folha de S. Paulo em que diz ter visto racismo em uma resenha cuja autora é a professora Lígia Diniz. A coluna de Itamar repercutiu e gerou um texto de resposta de José Eduardo Agualusa, em sua coluna n’Globo. Agora, novos elementos para a discussão na entrevista do portal, também em vídeo:

A semana também foi marcada pela repercussão da morte do autor tcheco Milan Kundera. A Folha listou os principais livros do autor, além de publicar uma análise sobre a vasta obra de Kundera, destacando sua irreverência e centralidade dentro da literatura mundial. No Globo, o relato da tradutora Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca, que se correspondeu com o autor durante o processo de tradução da obra A insustentável leveza do ser (Companhia das Letras).

Também na Folha, Juliana Albuquerque usa sua coluna para falar dos tesouros secretos de uma biblioteca e fala sobre as minúcias dos livros que vão além do conteúdo presente nas edições físicas. No Era outra Vez, Bruno Molinero sobre a exposição ’Karingana’, no Sesc Bom Retiro, que conta com 92 trabalhos de ilustradores negros. Na Ilustríssima, Dirce Waltrick do Amarante opina sobre os meandros da tradução dos títulos de livros, marcados por escolhas artísticas e pelo viés comercial.

No Globo, a cobertura das homenagens de sétimo dia feitas à Zé Celso. A concentração de fãs e atores começou às 16 horas e foi plantado uma árvore ipê-menino, doação das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. O portal também noticiou a entrada do livro do ator Fernando Mais na lista de mais vendidos.

Um ator de "A turma da Mônica" se envolveu numa polêmica após a revelação de que usava um perfil anônimo no Twitter para falar sobre seu fetiche sexual. Foi também no caderno de cultura que o Globo falou da chegada do livro Personas decentes (Boitempo), de Leonardo Padura, ao Brasil, e sobre a publicação da aclamada coletânea de textos cômicos de Woody Allen, intitulada Gravidade Zero (Nova Fronteira).

No Jornal Plural, de Curitiba, a notícia da criação de uma nova editora, a Centro Ásia, dedicada a livros e traduções da região.

A Casa Vogue convidou curadores da Bienal do Livro para indicar 15 livros para ler em 2023. A Revista Bula se baseou na lista de livros mais vendidos da revista americana "Publishers Weekly" e, após incluir best-sellers traduzidos para o português entre 1950 e 2010, divulgou uma lista com o livro mais vendidos de cada ano. A brincadeira é que o leitor veja qual foi o livro mais vendido em seu ano de nascimento.

O site Notícias da TV publicou uma matéria sobre as mudanças na adaptação brasileira do livro Perdida (Verus) para o cinema.

Tags: Apanhadão
[14/07/2023 09:30:00]