
O sexto período do ano medido pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil – e divulgado nesta terça-feira (11) – apresenta uma variação positiva de 8% no volume de vendas e 10,9% em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que divulga o Painel em parceria com a Nielsen Book Brasil, as ações promocionais dos varejistas impulsionaram a performance.
Foram 4,14 milhões de livros vendidos acumulando uma receita de R$ 178,67 milhões no período 06 de 2023 (22/05 a 18/06/2023) contra 3,83 milhões em volume e R$ 161, 05 milhões no mesmo período do ano passado.
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"O período com melhor vendas em volume e valor até aqui, que também nos coloca no melhor momento em termos de performance acumulada no ano, coincide com achados importantes, que é o preço médio crescendo acima da inflação e uma queda brusca dos descontos oferecidos pelo canal varejista”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, em nota.
“Comemoramos o resultado do período e também a possível aprovação da Reforma Tributária, que vai ajudar o setor a se firmar em uma nova trilha de crescimento. Com a indústria do livro trabalhando cada vez mais para garantir a bibliodiversidade e uma cadeia produtiva ágil e que atenda o interesse cada vez mais imediato dos leitores, ter na nova legislação a garantia da imunidade do livro como produto essencial, amplia ainda mais a capacidade de investimento em novas produções”, reforça Dante Cid, presidente do SNEL, também em comunicado.
A boa performance no período reflete no acumulado e traz as melhores variações do ano até o momento, registrando -1,87% em volume e 2,99% em valor.
Embora a variação do acumulado de volume seja negativa, houve um crescimento em pontos percentuais de 1,69 e em faturamento houve um crescimento de 1,28.
O acumulado de 2023 registra 25,66 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$ 1,19 bilhão, enquanto em 2022 o setor vendeu no mesmo período 26,15 milhões de livros, com um faturamento de R$ 1,16 bilhão.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Metodologia
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. A Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.