Angela Davis vem ao Brasil para lançar livro e participar do Congresso da Abralic
PublishNews, Redação, 10/07/2023
Entre outros nomes confirmados no evento na Universidade Federal da Bahia, estão Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Anielle Franco

Angela Davis e Gina Dent vêm ao Brasil para participar do XVIII Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), que começa nesta segunda-feira (10) na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. As duas participam da mesa “Abolicionismo. Feminismo. Já.”, que marca o lançamento do livro de mesmo nome, lançado pela Companhia das Letras. A mesa será na terça (11), às 10h30, no Auditório da Faculdade de Direito da UFBA. Davis e Dent conversarão com a professora Denise Carrascosa, com mediação de Feibriss Cassilhas.

Entre outros nomes confirmados no evento, estão Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Anielle Franco. Outras editoras também marcam presença no Congresso. Três autores do catálogo da Cepe Editora, Flora Süssekind, Anita Martins Rodrigues de Moraes e Wander Melo Miranda, também do evento. Além dos nomes incluídos na programação oficial, os autores terão os livros postos à venda na Livraria 30porcento, junto às publicações da editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).

Autora de Coros, contrários, massa, a crítica literária e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Flora Süssekind fará a conferência "Analogia/Correspondência/Comparabilidade: algumas observações crítico-conceituais", no dia 11. A obra de Wander Melo Miranda à venda será Os olhos de Diadorim e outros ensaios. Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o autor vai participar, no dia 12, da mesa-redonda 24 anos depois, como responder à pergunta “Literatura Comparada=Estudos Culturais?”.

Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido, de Anita Moraes, também estará disponível para compra. Anita, que ensina na Universidade Federal Fluminense (UFF), será um dos expositores do dia 13 de julho nos simpósios temáticos voltados para o tema O monolinguismo e o outro: literatura lusófonas como arenas de tradução intercultural.

A programação completa do Congresso da Abralic pode ser conferida aqui.

Em junho, a Abralic também divulgou os vencedores dos seus prêmios anuais, veja abaixo:

PRÊMIO BORIS SCHNAIDERMAN

  • Vencedora: Simone Homem de Mello, pela tradução de Phantasus, poema-non-plus-ultra de Arno Holz (Ed. Perspectiva).
  • Primeira menção honrosa: Maurício Mendonça Cardozo, pela tradução de A rosa de ninguém, de Paul Celan (Editora 34).
  • Segunda menção honrosa: Felipe Franco Munhoz, pela tradução de O cavaleiro de bronze e outros poemas, de Aleksándr Púchkin (Ed. Kalinka).

A comissão avaliadora foi formada pelos/as seguintes Professores/as:

Silvia La Regina (UFBA) - Presidente
Ana Helena Rossi (UnB)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Myriam Correa de Araújo Ávila (UFMG)
Patrícia Peterle (UFSC)

PRÊMIO DIRCE CÔRTES RIEDEL

  • Vencedor na categoria Tese: André Luís Mourão de Uzêda, pelo trabalho intitulado A poética patrimonial de Manuel Bandeira: Crônicas da província do Brasil, o monumento menor da brasilidade modernista, defendido sob orientação do Prof. Dr. Frederico Augusto Liberalli de Góes no Programa de Pós-Graduação em Letras (Ciência da Literatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Menção honrosa na categoria Tese: Matheus Barreto, pelo trabalho intitulado Ritmo & tradução: a configuraçãoo rítmica na tradução de dez textos literários de língua alemã, defendido sob orientação da Profa. Dra. Juliana Pasquarelli Perez no Programa de Pós-Graduação em Letras (Alemão) da Universidade de São Paulo.
  • Vencedora na categoria Dissertação: Natalia Oásis de Oliveira, pelo trabalho intitulado "Peuple du Ciel", de J. M. G. Le Clézio, e a cosmogonia Hopi: uma tradução comentada, defendido sob a orientação da Profa. Dra. Germana Henriques Pereira e coorientação do Prof. Dr. Álvaro Arias Echeverri no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília.
  • Primeira menção honrosa na categoria Dissertação: Igor Gonçalves Miranda, pelo trabalho intitulado A ensaística especular e fantasmática de Italo Calvino, defendido sob orientação do Prof. Dr. Fernando de Mendonça no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.
  • Segunda menção honrosa na categoria Dissertação: Sara Martins Ramos, pelo trabalho intitulado Stella do Patrocínio: entre a letra e a negra garganta de carne, defendido sob orientação do Prof. Dr. Andrea Ciacchi, no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

A comissão avaliadora foi formada pelos/as seguintes Professores/as:

Regina Zilberman (UFRGS) - Presidente
Anderson Luís Nunes da Mata (UnB)
Cássia Maria Bezerra Nascimento (UFAM)
Ivete Lara Camargos Walty (PUC-Minas)
Marcelo Magalhães Leitão (UFCE)

Tags: Abralic
[10/07/2023 10:40:00]