
Com o objetivo de difundir a obra de Gilda de Mello e Souza (1919-2005), ensaísta e professora emérita do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, e enfim celebrar seu centenário, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP recebe nos próximos dias 27 e 28 de junho o Colóquio Gilda de Mello e Souza. As inscrições estão abertas no site do Sesc.
Organizado por Laura Escorel, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP), o colóquio terá um ciclo de mesas-redondas com pesquisadores interessados na produção de Gilda. Cada mesa debate um dos livros da autora, relacionando-o a um tema mais amplo, o que permitirá aos participantes pensar a obra em sua relação com questões contemporâneas.
Entre os convidados, estão nomes como Walnice Nogueira Galvão, José Miguel Wisnik, Heloisa Pontes, Augusto Massi, Flora Sussekind e Carlos Augusto Calil, entre outros. Veja a programação completa abaixo.
Colóquio Gilda de Mello e Souza
27/6
- 13h30 – Abertura Institucional.
- 14h às 15h – Prelúdio. Música, cinema, fotografia, literatura: uma introdução ilustrada ao ensaísmo de Gilda. Com José Miguel Wisnik e Daniel Augusto.
- 15h às 16h30 – Mesa 1 | O espírito das roupas. Refletir sobre temas presentes em O espírito das roupas, relacionando-os à moda na contemporaneidade. Participantes: Heloisa Pontes (Unicamp), Maria Claudia Bonadio (UFJF) e Maria do Carmo Teixeira Rainho (Arquivo Nacional). Mediação: Brunno Almeida Maia (UNIFESP).
- 17h às 18h30 – Mesa 2 | A ideia e o figurado. Refletir sobre o uso de acervos pessoais para a produção de novas obras a partir da experiência de A ideia e o figurado. Participantes: Augusto Massi (USP), Maria de Lourdes Eleutério (FAAP) e Silvana Ramos (USP). Mediação: Elizabeth Ribas (IEB-USP).
- 19h30 às 21h – Mesa 3 | Manifestações artísticas: Exercícios de leitura. Amplitude das manifestações artísticas sobre as quais Gilda de Mello e Souza se debruçou criticamente. Participantes: Annateresa Fabris (USP), Sergio Miceli (USP) e Ricardo Fabbrini (USP). Mediação: Bárbara Luísa Pires (Unicamp).
28/6
- 14h às 15h30 – Mesa 4 | O tupi e o alaúde: Gilda e Mário. A interpretação de Macunaíma: O tupi e o alaúde - Gilda de Mello e Souza e Mário de Andrade. Participantes: Flávia Toni (IEB-USP), Flora Süssekind (UNIRIO) e José Miguel Wisnik (USP). Mediação: Flavia Prando (CPF-SESC).
- 16h às 17h30 – Mesa 5 | Gilda, a paixão pela forma. Refletir sobre Gilda de Mello e Souza a partir dos ensaios do livro A paixão pela forma. Participantes: Ligia Fonseca Ferreira (UNIFESP), Taisa Palhares (Unicamp) e Salete de Almeida Cara (USP). Mediação: Maurício Trindade (CPF-SESC).
- 18h às 19h30 – Mesa 6 | A palavra afiada. Refletir sobre os temas apresentados no livro A palavra afiada. Participantes: Walnice Nogueira Galvão (USP), Carlos Augusto Calil (USP) e Marcos Antonio de Moraes(IEB-USP). Mediação: Laura Escorel (PGEHA-USP).