Jefferson Costa e Regiane Braz ganham o 37º Troféu HQMIX
PublishNews, Redação, 11/11/2025
Estatueta desta edição homenageia a personagem Tiodora, do livro 'Mukanda Tiodora', de Marcelo D’Salete

Troféu HQMIX 2025 © Divulgação
Troféu HQMIX 2025 © Divulgação
O 37º Troféu HQMIX, considerado o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”, divulgou agora pela manhã a lista completa dos vencedores de sua edição 2025, após quatro meses de avaliação e votação que reuniu quase 2 mil profissionais da área. A cerimônia de entrega está prevista para a terça-feira, 10 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, dentro do Sesc 14 Bis (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo / SP), com apresentação do padrinho do prêmio, Serginho Groisman, e trilha do DJ MZK.

A edição tem apoio do Sesc São Paulo e traz como troféu a estatueta da personagem Tiodora, do livro Mukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete, produzida pelo artista Bruno Braga, do Instituto Impressão 3D, em Pernambuco. Neste ano, D’Salete — autor de Cumbe (Veneta) e Angola Janga (Veneta) — recebe o título de Grande Mestre dos Quadrinhos, ao lado do cartunista e jornalista Maurício Pestana, referência na representação da população negra nas artes gráficas.

"O Troféu HQMIX tem demonstrado que os quadrinhos, no Brasil, são uma força da indústria criativa que vem crescendo em qualidade e quantidade a cada ano. Está cada vez mais difícil o trabalho dos jurados porque muitos mereceriam receber a estatueta. Por isso, o mais importante de haver um Troféu de 37 anos na área é mostrar a todos que se há tantos lançamentos no ano é porque existem muitos leitores que adoram as HQs", comemora José Alberto Livreto, o Jal, um dos criadores da premiação, com exclusividade ao PublishNews.

Entre os vencedores, destaque para Jefferson Costa e Regiane Braz, premiados por Quando nasce a autoestima? (Editora Trem Fantasma)— HQ que também venceu nas categorias Edição Especial Nacional e Publicação Juvenil. Onde habita o medo, de Tai, foi reconhecida como Melhor Publicação de Aventura/Terror/Fantasia e Publicação Independente Edição Única, além de render a Tai o troféu de Novo Talento – Roteirista.

Outros destaques incluem O Eternauta – Edição Definitiva (Melhor Publicação de Clássico e Edição Especial Estrangeira), Cerrado em Quadrinhos (Melhor Tira e Web Tira), Do Contra: Herança – Graphic MSP (Melhor Publicação Infantil) e Projeto Editorial: Samba – Música Popular em Quadrinhos. A Brasa Editora foi eleita Editora do Ano, e o FIQ BH venceu como Melhor Evento.

O júri foi composto por Daniela Baptista (IMAG), Anne Quiangala, Nara Bretas Lage, Thiago de Barros Carneiro, Natania Ap. da Silva Nogueira e José Alberto Lovetro (Jal). A comissão de teses teve coordenação de Sonia Bibe Luyten, com Ricardo Jorge, Waldomiro Vergueiro, Carlos Alberto Machado e Nobuyoshi Chinen.

“O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular o seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras”, explica Bruno Braga, criador do troféu desta edição, em nota distribuída à imprensa.

Criado em 1988 por Jal e Gual, o Troféu HQMIX é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas, e se mantém como o principal reconhecimento das histórias em quadrinhos, charges e cartuns no país.

Principais vencedores do 37º Troféu HQMIX

Grande Mestres dos Quadrinhos: Marcelo D’Salete e Maurício Pestana
Desenhista Nacional: Jefferson Costa (Quando nasce a autoestima?)
Roteirista Nacional: Regiane Braz (Quando nasce a autoestima?)
Novo Talento – Desenhista: Débora Santos (Vidas Secas)
Novo Talento – Roteirista: Tai (Onde habita o medo)
Arte-finalista Nacional: Jefferson Costa (Quando nasce a autoestima?)
Colorista Nacional: Verônica Berta (Marina – Expressão)
Publicação de Aventura/Terror/Fantasia: Onde habita o medo
Publicação de Clássico: O Eternauta – Edição Definitiva
Publicação de Humor: Linha do Trem – Mas, Doutor
Publicação Independente de Grupo: Café Espacial #22: Terror e Almanaque Kitembo 2K24 – Quadrinhos Afrofuturistas
Publicação Independente Edição Única: Onde habita o medo
Publicação Independente Seriada: Não se assuste, isso é coisa de mulher!
Publicação Infantil: Do Contra: Herança (Graphic MSP)
Publicação Juvenil: Quando nasce a autoestima?
Publicação em Minissérie: Tools Challenge Vol. 02
Publicação Mix: Gibi de Menininha – Damas da Noite
Publicação de Tira / Web Tira: Cerrado em Quadrinhos
Mangá e Produções Correlatas: Daruma: Perseverança e Amarelo Seletivo
Edição Especial Nacional: Quando nasce a autoestima?
Edição Especial Estrangeira: O Eternauta – Edição Definitiva
Projeto Editorial: Samba – Música Popular em Quadrinhos
Projeto Gráfico: Minha Coisa Favorita é Monstro – Livro 2
Web Quadrinhos: Homem-Grilo
Relevância Internacional: Anderson Shon e Daniel Cesart
Adaptação para os Quadrinhos: HQ Quarto de Despejo
Produção para Outras Linguagens: Espetáculo Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina e Ogiva – O Mundo Não é Mais Nosso
Evento: 12ª edição do FIQ BH – Festival Internacional de Quadrinhos
Exposição: Sangue, Suor e Nanquim
Livro Teórico: Arquivo Ota: Um mergulho na mente mais maluca da HQ brasileira
Editora do Ano: Brasa Editora
Grande Contribuição: Ministério da Cultura – Lei que reconhece charges, caricaturas e grafite como expressões da cultura
Homenagem Especial: May Solimar (pelo G20 em Quadrinhos)
Trabalhos acadêmicos premiados:
TCC: Laboratório de Quadrinhos – Memórias e Modos Experimentais de Construir Narrativas, de Carlos Vinícius Jenisch da Silva
Dissertações: Obras Abertas em Quadrinhos, de Lya Brasil Calvet; e Purgatório, de Ana Carolina Oliveira
Tese de Doutorado: Quadrinhos Famintos – A 9ª Arte como Linguagem do Limiar, de Nathalia Xavier Thomaz

[11/11/2025 09:58:23]