'Rita Lee – Outra autobiografia' estreia na Lista de Mais Vendidos do PublishNews antes do lançamento oficial
PublishNews, Guilherme Sobota, 26/05/2023
Lista desta sexta-feira (26) compreende vendas em livrarias realizadas entre os dias 15 a 21 de maio – e a nova obra foi lançada oficialmente no dia 22, dia de Santa Rita de Cássia

Rita Lee – Outra autobiografia (Globo Livros) estreou na Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (26), uma semana depois que o livro anterior da artista voltou ao topo da Lista. A relação desta semana compreende vendas em livrarias realizadas entre os dias 15 a 21 de maio – e a nova obra foi lançada oficialmente no dia 22, dia de Santa Rita de Cássia, o que prenuncia uma posição ainda melhor na próxima semana. O livro aparece em sétimo lugar na Lista Geral, enquanto que Rita Lee – Uma autobiografia (Globo Livros, de 2016) segue em terceiro. Completam o pódio Onde estão as flores (Buzz), de Ilko Minev, e Você é um projeto de Deus criado para dar certo (Gente), de Marcos Fiel.

A categoria de Não ficção – onde os livros de Rita Lee aparecem – foi a que teve maior ocorrência de novidades nesta semana. Em O rabino do mundo (História Real), o professor e pesquisador Gustavo Binenbojm entrelaça a história do povo judeu e o legado de Jonathan Sacks (1948-2020) a reflexões filosóficas de autores como Nietzsche e Primo Levi, preceitos religiosos e experiências pessoais. O resultado é, segundo a editora, "uma leitura clara e tocante, em que esses ensinamentos são aplicados em nosso dia a dia, seja em diálogo com nossos dilemas imemoriais – como o medo da morte e a busca por um sentido na vida –, seja em questões contemporâneas, como os tribunais morais da internet e seus implacáveis cancelamentos".

Outro livro que faz sua estreia é A torre (Companhia das Letras), de Luiza Villaméa. A jornalista apresenta no livro um panorama de quem eram as presas políticas na "Torre", um edifício no presídio Tiradentes, em São Paulo, durante a ditadura militar brasileira – e de como sobreviveram às condições que lhes foram impostas, mostrando como elas se organizavam no dia a dia, como se relacionavam entre si, com agentes da repressão e com pessoas do lado de fora — "além de expor uma rotina que se contrapunha firmemente à brutalidade da situação", segundo a editora.

Ana Tereza Basilio: A vitória do devido processo legal (Rebento), de Andre Felipe de Lima, Michelangelo Moura e Sergio Pugliese, marca também a estreia da editora Rebento na Lista. O livro retrata a trajetória da advogada Ana Tereza Basilio, que esteve à frente de importantes casos da Justiça brasileira nas últimas décadas no campo corporativo, entre os quais a recuperação judicial da Oi, Shell em Paulínia, Cruz Vermelha brasileira e TV Aratu x TV Globo.

Outra editora que faz sua estreia nesta semana é a Editora Gregory, com o O livro das mulheres de negócios, na categoria Negócios. Segundo a casa, o livro discute habilidades e estratégias para tornar os negócios mais eficientes e bem-sucedidos. Na mesma categoria, o selo Gente Autoridade emplacou o livro Vença a síndrome do degrau quebrado, de Monique Stony, que aborda o momento em que uma mulher de negócios decide também ser mãe.

Na categoria Autoajuda, são três novidades: Existe vida além da dor (Gente Autoridade), de Amélie Falconi, O poder do nós (Alta Books), de Jay J. Van Bavel e Dominic J. Packer, e Liberte-se da sua mente (Alta Life), de Jennie Allen.

Mudanças importantes no ranking semanal das editoras: a Sextante assumiu a ponta pela primeira vez no ano, com 11 livros espalhados pelas categorias. Em seguida, vêm Intrínseca (9), Grupo Editorial Alta Books e Grupo Editorial Record (8), e Gente, Grupo Companhia das Letras e HarperCollins (7).

O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas das livrarias consultadas. Os números refletem justamente esta soma. Trata-se, portanto, de uma amostra e não do universo da venda de livros no Brasil.

[26/05/2023 08:50:00]