Outra autobiografia, seu novo livro pela Globo Livros – agora focado nos últimos três anos, entre a pandemia e o seu diagnóstico de câncer – está em pré-venda e será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia.
"Quando decidi escrever Rita Lee: Uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona ritalee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica", disse Rita no post de divulgação do novo livro, em março.
O livro de 2016 atingiu nesta semana a incomum marca de 5,1 mil exemplares vendidos só nas livrarias contabilizadas pela Lista do PN, uma amostra entre o universo de lojas no país. A categoria Não ficção, onde o livro está inserido, teve 105% de aumento na quantidade de exemplares vendidos em relação à semana anterior.
Uma das novidades da semana – e que estreou muito bem, em terceiro lugar na Lista Geral – é Você é um projeto de Deus criado para dar certo (Gente), de Marcos Fiel, da categoria Autoajuda. Segundo a editora, o livro "busca trazer o acalento e a força necessária para quem sente estar com a mente e as emoções bloqueadas, longe de todos os resultados que ainda pode alcançar".
O Grupo Editorial Alta Books colocou dois novos títulos na categoria. Como decidir (Alta Books), de Annie Duke, em que a ex-jogadora profissional de pôquer ensina a tomar decisões, por meio de uma série de exercícios, ilustrações e histórias; e Uma mente livre (Alta Life), de Steven C. Hayes.
Na categoria Negócios, o Grupo ainda emplacou o livro Aprenda com as falhas (Alta Books), em que os autores Juliano Lissoni e Fernando Serra pesquisam empresas que incentivam a inovação nos seus funcionários.
Em Não ficção, são três novidades de três editoras diferentes.
Conta pra mim, mãe (Alaúde) – também do Grupo Alta – tem perguntas e propostas de atividades num diário guiado que sugere que as mães registrem sua própria história. Mãe! Eu te amo porque... (Sextante) funciona na mesma linha. Panelinha – Receitas que funcionam (Senac São Paulo), de Rita Lobo, também fez sua estreia na Lista.
Já a Editora Arqueiro aparece com dois novos livros na lista de Ficção. Atlas: A história de Pa Salt, escrito por Lucinda Riley e seu filho Harry Whittaker, é o "surpreendente e inesquecível" desfecho da série As Sete Irmãs e estreou no topo da categoria.
Rainha Charlotte, de Julia Quinn e Shonda Rhimes, é a história da monarca que ficou consagrada na série da Netflix – Julia Quinn, aliás, é uma das autoras confirmadas na Bienal do Livro Rio 2023.
Entre as editoras, a Sextante assumiu o topo do ranking da semana, com 18 livros, seguida de Grupo Editorial Record (10), Grupo Editorial Alta Books (8), HarperCollins (7) e Intrínseca e Planeta (6 cada uma).