Apanhadão: Governo Lula suspende projeto de livro sobre armas na Lei Rouanet
PublishNews, Redação, 24/04/2023
Livro seria financiado via Lei Rouanet pela Taurus – uma empresa fabricante de armas –, mas o Ministério da Cultura vê a produção como um conflito de interesse

Um dos destaques desse final de semana foi um artigo da Folha sobre o fato de o Ministério da Cultura suspender a produção e o projeto do livro Armas e defesa: a história das armas do Brasil. A obra tinha sido autorizada pelo governo anterior para captar recursos via Lei Rouanet, com financiamento da Taurus Armas S.A – uma empresa fabricante de armas –, mas o Governo Lula vê a produção como um conflito de interesse. O MinC determinou ainda o bloqueio das contas bancárias vinculadas do projeto, já que houve irregularidades no aporte financeiro para a execução do livro, que foi autorizado a captar R$ 336 mil.

O novo livro de Itamar Vieira Júnior, Salvar o fogo (Todavia), também foi destaque em todos os principais jornais no feriado do dia 21: Estadão, Folha, O Globo, Valor, O Estado de Minas, Zero Hora, Veja. O livro também foi objeto de resenhas em alguns dos veículos. O autor fará uma turnê passando por nove cidades brasileiras para divulgar o livro.

O Estadão publicou uma nota sobre o Prêmio Camões de 2019 que, finalmente, será entregue ao vencedor, Chico Buarque – nesta segunda-feira (24). Margareth Menezes disse que a “entrega é simbólica porque representa a vitória da democracia”. O Governo Lula está em comitiva na Europa e pretende firmar acordos de fomento a cultura entre os dois países.

Outro destaque foi a entrega do Prêmio Cervantes de Literatura. O poeta venezuelano Rafael Cadenas recebeu a honraria do rei espanhol Felipe VI em uma cerimônia em Alcalá de Henares, cidade onde nasceu o autor de Dom Quixote. Cadenas se emocionou e disse que estar diante de poetas e escritores que sempre admirou é uma honra.

Na coluna de Ancelmo Gois, um artigo sobre a participação de Wole Soyinka, o primeiro escritor africano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, na conferência do Back2Black 2023. A 11ª edição do evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio no Rio de Janeiro.

No mundo Pop, o ator Matthew Perry, famoso por seu papel de Chandler na série Friends, disse que vai retirar da sua biografia os trechos que falam sobre o também ator Keanu Reeves. No trecho, ele se refere a Reeves como um ator "que ainda está entre nós" mesmo quando "pensadores originais, como River Phoenix e Heath Ledger, morrem". Perry não detalha no texto a razão de comparar Reeves aos outros dois atores. Ele afirmou que nas edições revisadas o nome do ator será retirado da obra.

O G1 publicou uma matéria sobre bibliotecas na cidade de São Paulo. Em uma pesquisa de campo na Biblioteca Mário de Andrade, vários usuários do espaço revelaram que não vão ao local para ler livros, mas sim pelo ambiente silencioso e o Wi-Fi gratuito. "Eu nunca peguei livro. Tenho lido muito para o mestrado e quase tudo é literatura estrangeira, acaba que tudo fica no computador", disse uma das entrevistadas. Mesmo com um alto número de bibliotecas na cidade, a matéria aponta que ele ainda não é suficiente para abarcar todos os habitantes da capital.

O portal Terra fez uma lista das bibliotecas mais espetaculares do planeta. Além de arquiteturas grandiosas, chama a atenção os espaços multimídias das edificações, o acervo e a capacidade de receber grandes públicos das selecionadas.

O Nexo Jornal publicou uma lista de cinco livros elaborada pelo escritor Vinícius Portella para entender a crise tecnológica e o impacto dela nas sociedades.

E como destaque internacional, The Guardian destacou as cinco maiores tendências observadas durante a Feira de Londres 2023. Entre os pontos, preço dos livros, obras debutantes, sustentabilidade, redes sociais e fantasia.

Tags: Apanhadão
[24/04/2023 10:00:00]