
Outra notícia que ainda está gerando repercussão é a vaga na Academia Brasileira de Letras, que está sendo cotada para o escritor Mauricio de Sousa. Como publicado pela Folha na coluna Era outra vez, de Bruno Molinero, ter o criador da Turma da Mônica dentro da ABL seria uma forma de demonstrar a importância da literatura infantil no cenário editorial brasileiro.
Em assunto relacionado, a semana viu surgir uma polêmica na escolha do elenco para o live-action de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do medo. O Globo publicou dois artigos sobre o tema, pois a polêmica envolveu troca dos atores que viviam a turminha na franquia Laços. O elenco antigo defendeu os novos atores, mas mesmo assim o assunto rendeu nas redes sociais.
Alguns alunos de uma escola particular no Recife foram impedidos de realizar uma atividade porque não tinham livros novos, e sim seminovos. A escola informou, em comunicado oficial, que os responsáveis receberam a lista de materiais necessários e que poderiam ter procurado outro colégio. Ao todo, todos os livros novos custariam mais de R$ 3 mil, enquanto os seminovos sairiam por um terço do valor. O Procon foi notificado e orienta os pais sobre a situação.
Outra notícia da semana foi o novo lançamento de Martha Batalha, autora de A vida invisível de Eurídice Gusmão e, agora, de Chuva de papel (ambos publicados pela Companhia das Letras). Tanto a Folha quanto o Estadão deram destaque para o romance e para a autora, que já teve sua obra adaptada para as telonas.
Após a morte de Maria Kodama, o acervo do escritor argentino Jorge Luís Borges poderá sair da Argentina. Segundo o advogado de Kodama, Fernando Soto, o patrimônio cultural pode ser entregue a universidades estrangeiras. A editora Penguin Random House, procurada pelo jornal O Globo, não tem informações de quem ficará com as obras de Borges.
A atriz Millie Bobby Brown, estrela da série Stranger Things, anunciou seu primeiro livro. A obra, intitulada Nineteen steps, será inspirada na história de sua família e terá o lançamento oficial no dia 12 de setembro. Ainda não há informações sobre capa, editora brasileira ou data de lançamento no país.
Duas notícias sobre jovens autores impressionaram leitores nessa semana. A primeira, publicada pela Revista Galileu, contou a história de Saeed Rashed AlMheiri, de apenas 4 anos de idade, que vendeu mais de mil cópias de seu primeiro livro, The elephant Saeed and the bear. O segundo destaque vai para a menina de 12 anos Nicolly Belchior, de Suzano, que lançou dois livros, Alba e O poder dentro de mim. Ela escreveu em um escritório improvisado em um banheiro e diz que quer inspirar outros jovens na paixão pela literatura.
Como destaques internacionais, uma publicação do The Guardian sobre um novo projeto fundado por suas tradutoras que visa aumentar o número de obras asiáticas lidas no Ocidente; e a outra uma entrevista da escritora Sarah J Mass, um dos nomes mais falados de fantasia na atualidade, publicada pelo The Bookseller.