
Porém, apenas 3% de todos os livros comprados, cerca de 9 milhões, foram descobertos originalmente nos aplicativos de vídeo (YouTube e TikTok). Este número é relativo aos usuários que não conheciam o livro e, pela influência das plataformas, realizaram a compra.
Embora seja difícil estabelecer um número específico sobre a influência geral da plataforma no mercado, a Nielsen relata que as vendas de livros que apresentam a palavra "TikTok" em suas legendas totalizaram aproximadamente £ 46 milhões em 2022. Este número é baseado nos dados da lista dos 100.000 mais vendidos e inclui trabalhos de nomes como Colleen Hoover (£ 15,9 milhões), Alice Oseman (£ 9,9 milhões), Taylor Jenkins Reid ( £ 2,5 milhões), Karen McManus (£ 2,0 milhões), Ali Hazelwood (£ 1,4 milhão), Ana Huang (£ 1,3 milhão) e Elena Armas (£ 1,2 milhão).
Além disso, as vendas impulsionadas por apps de vídeos têm um alcance maior em um grupo demográfico altamente influente de compradores de livros: os jovens. As mulheres com idade entre 13 e 34 anos foram as maiores compradoras de livros em 2022, respondendo por 83 milhões de vendas. Esse público é 49% mais provável de utilizar o TikTok e o BookTok, além de impulsionar gêneros como romance e ficção, ambos com saldo positivo em 2022.
A Nielsen observou que o uso do Instagram ainda está acima do TikTok para a faixa etária mais jovem, com 70% dos entrevistados nesta categoria usando o aplicativo. O TikTok, no entanto, continua sendo a plataforma social de crescimento mais rápido.
E o mercado no geral?

As vendas em 2022 caíram entre 4% e 5% em relação aos máximos impulsionados pela pandemia de 2020 e 2021, embora as perspectivas de longo prazo são "ainda positivas".
Já o crescimento do audiolivro desacelerou em relação aos altos anteriores, com 27 milhões de compras de volume de audiolivros. Mesmo com essa diminuição, o volume ainda representa um aumento de mais de 50% no consumo desses produtos desde 2018.
Mesmo com volume pequeno, o TikTok constrói influência

Os sites podem ter impulsionado indiretamente outros métodos cada vez mais influentes de descoberta de livros, como as mídias sociais (que a Nielsen conta como plataformas como Facebook e Twitter) e a atividade do autor. A influência dos sites de vídeo está crescendo rapidamente em comparação com outras fontes: eles aumentaram 38% em 2021 em termos de volume de vendas que influenciaram – a maior influência ano a ano nas categorias.